Show simple item record

dc.creatorMartins, Irapuã Pacheco
dc.date.accessioned2021-06-30T14:58:20Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T14:58:20Z
dc.date.issued2005-04-24
dc.identifier.citationMARTINS, Irapuã Pacheco. Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer. 2005. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7814
dc.description.abstractThe present work, which describes an investigation on the teaching of Design, based on studies related to the Imaginary. It has, as its main motto, Pelotas’ sweets culture, and was carried out in the Education Post-Graduate Program – Masters’ Course – Federal University of Pelotas. The main objective of this dissertation is to reflect and theorize upon new/different ways to think about the training of designers, which include symbolic content. It aims, also, to establish relationships between Design, Imaginary, Culture and Education. The research had a qualitative nature and can be characterized as a case-study. It involved nine subjects – story-tellers – that told stories originated in the experiences related to the cultural path tread by the city of Pelotas. The methodology aimed at revealing the presence of the sweets in the Pelotian imaginary, through semi-structured interviews. The narratives obtained through the interviews produced data which were analyzed based on the following three large “symbolic cores”, aimed at re-presenting the sweets’ history in Pelotas: “craftsmanship”, “sacrality”, and “productivity”. Such re-presentations showed the importance of treading a path that includes personal aspects which, besides producing more creative attitudes, can promote a contact with the most sensitive elements of Design. Through these re-presentations, it became clear that it is possible to think about pedagogic processes which picture Graphic Design as a practice freer from methods and techniques and, therefore, more in tune with emotions and meanings, as indicated by contemporary theoretical perspectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de designerspt_BR
dc.subjectCultura pelotensept_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDesigners trainingpt_BR
dc.subjectPelotian culturept_BR
dc.titleDesign, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer.pt_BR
dc.title.alternativeDesign, imaginary and culture: memories and re-apresentations of Pelotas sweetas as contributions in the formation of the designer.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6642296801596985pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho que trata de uma investigação sobre o ensino do Design, a partir dos estudos do Imaginário, tem como mote a cultura do doce pelotense e foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação – Curso de Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo principal desta dissertação é refletir e teorizar acerca de outras/novas formas de pensar a formação dos designers, que incluam conteúdos simbólicos. Também, fazer inter-relações entre Design, Imaginário, Cultura e Educação. A pesquisa que teve cunho qualitativo e se caracterizou como do tipo estudo de caso, contou com nove sujeitos - contadores de histórias -, que narraram histórias originadas nas vivências, relacionadas com a trajetória cultural da cidade de Pelotas. A metodologia buscou, através de entrevistas semi-estruturadas, presentificar o doce no imaginário pelotense e as narrativas obtidas por meio delas fizeram emergir dados que foram analisados, a partir dos seguintes três grandes núcleos simbólicos, os quais se direcionaram para reapresentar a história do doce em Pelotas: artesanalidade, sacralidade e produtividade. Tais re-apresentações mostraram a importância do trânsito pela pessoalidade, que, além de fomentador de atitudes mais criativas, pode promover uma aproximação em relação ao aspecto mais sensível do Design. Por meio dessas presentificações, ficou evidenciado que é possível pensar processos pedagógicos que permitem ver o Design Gráfico como uma prática mais desprendida dos métodos e das técnicas e, portanto, mais afinada com as emoções e os sentidos, assim como indicam as perspectivas teóricas contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record