dc.creator | Martins, Irapuã Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T14:58:20Z | |
dc.date.available | 2021-06-29 | |
dc.date.available | 2021-06-30T14:58:20Z | |
dc.date.issued | 2005-04-24 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Irapuã Pacheco. Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer. 2005. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7814 | |
dc.description.abstract | The present work, which describes an investigation on the teaching of Design, based on
studies related to the Imaginary. It has, as its main motto, Pelotas’ sweets culture, and was
carried out in the Education Post-Graduate Program – Masters’ Course – Federal University
of Pelotas. The main objective of this dissertation is to reflect and theorize upon new/different
ways to think about the training of designers, which include symbolic content. It aims, also,
to establish relationships between Design, Imaginary, Culture and Education. The research
had a qualitative nature and can be characterized as a case-study. It involved nine subjects –
story-tellers – that told stories originated in the experiences related to the cultural path tread
by the city of Pelotas. The methodology aimed at revealing the presence of the sweets in the
Pelotian imaginary, through semi-structured interviews. The narratives obtained through the
interviews produced data which were analyzed based on the following three large “symbolic
cores”, aimed at re-presenting the sweets’ history in Pelotas: “craftsmanship”, “sacrality”, and
“productivity”. Such re-presentations showed the importance of treading a path that includes
personal aspects which, besides producing more creative attitudes, can promote a contact
with the most sensitive elements of Design. Through these re-presentations, it became clear
that it is possible to think about pedagogic processes which picture Graphic Design as a
practice freer from methods and techniques and, therefore, more in tune with emotions and
meanings, as indicated by contemporary theoretical perspectives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de designers | pt_BR |
dc.subject | Cultura pelotense | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Designers training | pt_BR |
dc.subject | Pelotian culture | pt_BR |
dc.title | Design, imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer. | pt_BR |
dc.title.alternative | Design, imaginary and culture: memories and re-apresentations of Pelotas sweetas as contributions in the formation of the designer. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6642296801596985 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho que trata de uma investigação sobre o ensino do Design, a partir dos
estudos do Imaginário, tem como mote a cultura do doce pelotense e foi
desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação – Curso de
Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo principal desta dissertação
é refletir e teorizar acerca de outras/novas formas de pensar a formação dos
designers, que incluam conteúdos simbólicos. Também, fazer inter-relações entre
Design, Imaginário, Cultura e Educação. A pesquisa que teve cunho qualitativo e se
caracterizou como do tipo estudo de caso, contou com nove sujeitos - contadores de
histórias -, que narraram histórias originadas nas vivências, relacionadas com a
trajetória cultural da cidade de Pelotas. A metodologia buscou, através de entrevistas
semi-estruturadas, presentificar o doce no imaginário pelotense e as narrativas
obtidas por meio delas fizeram emergir dados que foram analisados, a partir dos
seguintes três grandes núcleos simbólicos, os quais se direcionaram para reapresentar
a história do doce em Pelotas: artesanalidade, sacralidade e
produtividade. Tais re-apresentações mostraram a importância do trânsito pela
pessoalidade, que, além de fomentador de atitudes mais criativas, pode promover
uma aproximação em relação ao aspecto mais sensível do Design. Por meio dessas
presentificações, ficou evidenciado que é possível pensar processos pedagógicos
que permitem ver o Design Gráfico como uma prática mais desprendida dos
métodos e das técnicas e, portanto, mais afinada com as emoções e os sentidos,
assim como indicam as perspectivas teóricas contemporâneas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |