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dc.creatorAlves, Antônio Maurício Medeiros
dc.date.accessioned2021-06-26T00:59:46Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:59:46Z
dc.date.issued2005-02-10
dc.identifier.citationALVES, Antonio Mauricio Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 2005. 188f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7808
dc.description.abstractThis present Dissertation of Master's degree it accomplishes a historical approach of the discipline of Mathematics starting from the documental analysis of text books, interfering in the field of the History of the Education. The defined temporary cutting for analysis, delimited the work in the period from 1943 to 1995. The initial date considers the reorganization of the teaching in Brazil, with the gymnasial course fastened in four years. The final mark considered the promulgation of LDB 9394/96, that brought with itself new proposed of organization curricular and wider public politics in relation to the text books than possibly they have influenced the edition of those printed papers. Twelve text books of the period were examined, that compose like this three collections identified: Collection A - Elements of Mathematics of Jácomo Stávale, Collection B - Mathematics Modern Course of Osvaldo Sangiorgi and Collection C - Mathematics of Scipione di Pierro Neto, in search of elements that allowed to elaborate possible answers to the research "subject which changes and/or permanences come in the text books of Mathematics in the period from 1943 to 1995"? The study had as objectives to rescue the different mathematics present in the text books; to understand the course of the Mathematics in the fundamental school; to look for determinants of the changes/permanences that interfered curriculum in that period. With base in different theoretical referential, this study tries to look for the mathematical currents that guided the elaboration of those text books, with your origins and unfoldings in the publications to the teaching of Mathematics. The first results are promising, indicating the presence of, at least, three different mathematics in the analyzed text books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleLivro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995).pt_BR
dc.title.alternativeMathematics textbook: a historical approach (1943-1995).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação de Mestrado realiza uma abordagem histórica da disciplina de Matemática a partir da análise documental de livros didáticos, inserindo-se no campo da História da Educação. O recorte temporal definido para análise, delimitou o trabalho no período de 1943 a 1995. A data inicial considera a reorganização do ensino no Brasil, com o curso ginasial fixado em quatro anos. O marco final considerou a promulgação da LDB 9394/96, que trouxe consigo novas propostas de organização curricular e políticas públicas mais amplas em relação aos livros didáticos que possivelmente tenham influenciado a edição desses impressos. Foram examinados doze livros didáticos do período, que compõem três coleções assim identificadas: Coleção A – Elementos de Matemática de Jácomo Stávale, Coleção B – Matemática Curso Moderno de Osvaldo Sangiorgi e Coleção C – Matemática de Scipione di Pierro Neto, em busca de elementos que permitissem elaborar possíveis respostas à questão de pesquisa “quais mudanças e/ou permanências se apresentam nos livros didáticos de Matemática no período de 1943 a 1995?” O estudo teve como objetivos resgatar as diferentes matemáticas presentes nos livros didáticos; compreender a trajetória da Matemática enquanto disciplina escolar no ensino fundamental; buscar os determinantes das mudanças/permanências observadas e os fatores que interferiram nas formulações curriculares nesse período. Com base em diferentes referenciais teóricos, este estudo procura buscar as correntes matemáticas que orientaram a elaboração desses livros didáticos, com suas origens e desdobramentos nas publicações destinadas ao ensino de Matemática. Os primeiros resultados mostram-se promissores, indicando a presença de, ao menos, três diferentes matemáticas nos livros didáticos analisados.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


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