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dc.creatorTeixeira, Ana Lúcia Silveira
dc.date.accessioned2021-06-26T00:59:36Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:59:36Z
dc.date.issued2005-01-09
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ana Lúcia Silveira. Pesquisa em sala de aula e a formação do professor pesquisador: análise de um caso. Pelotas, 2005. 109f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7807
dc.description.abstractThe aim of this 'report'(ve se eh esse o nome pode ser 'paper') is to develop the project "water supplying in Bage", related through researchs in the classroom and based on the School Model of Investigation, which the main goal was: building the benefits of the 'autonomy' and "cidadania" of the students and the teacher. From the investigation of the issue (Why do we have lack of water in some areas in Bage?), the reseach is focused on students learning, as well as, the influences of these techniques in my professional development. First of all, it was made a research with the students, who were involved, through surveys about the development of the project and its benefits in their learning, from the subjects and techniques used. Moreover, this experience allowed me to increase my own skills. I point out, in this project, the professional development boosted through questions and evaluation of a higher knowledge and common sense, made by a traditional model. As a alternative to get over the teaching issues, created by the traditional model of teaching, I introduce the School Model of Investigation, as a reference to be used by 'seacher-teachers'. Basically, the technique used in this project is: doing the researches in the classroom. In fact, that means to take advantage of all points of the debates, questions time, arguments and communication among the students, in order to develop the searching activities of them. That will allow them to increase their knowledge throughout 'pressupostos da cidadania e autonomia desejados'. This technique, not only allow the teachers evaluate their current performance, but also increase their professional capacity. Finally, the results had shown that the learning capacity of the students is 'boosted' (verbo boost ve se o passado eh boosted - cheers) by the techinique used, mainly, in terms related with attitude 'com a construcao da autonomia e da cidadadnia'. In conclusion, the development of these activities had permited me to reorganize and increase my professional knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectModelo de investigação na escolapt_BR
dc.subjectPesquisa em sala de aulapt_BR
dc.subjectConhecimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectSchool model of investigationpt_BR
dc.subjectResearch in the classroompt_BR
dc.subjectProfessional knowedgept_BR
dc.subjectUp dated professional capacitypt_BR
dc.titlePesquisa em sala de aula e a formação do professor pesquisador: análise de um caso.pt_BR
dc.title.alternativeClassroom research and the training of the research professor: analysis of a case.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6458205135990744pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7049100984490472pt_BR
dc.description.resumoRelata-se o desenvolvimento do projeto de ensino “Água na cidade de Bagé”, referenciado pelos pressupostos da pesquisa em sala de aula, conforme o Modelo de Investigação na Escola (MIE), cujo objetivo principal foi o de favorecer a construção da autonomia e cidadania dos alunos e do professor. A partir da investigação do problema (Por que falta água em algumas zonas de Bagé?), analisa-se também a natureza das aprendizagens dos alunos e os reflexos dessas práticas pedagógicas no meu desenvolvimento profissional. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com os alunos participantes do projeto através de entrevistas sobre o desenvolvimento do trabalho e seu favorecimento na aprendizagem dos mesmos, a partir da contextualização dos conteúdos e da metodologia utilizada, bem como a aprendizagem da minha prática docente que esta experiência me possibilitou. Neste trabalho defendo a concepção de um desenvolvimento profissional impulsionado pelo questionamento e crítica de um conhecimento majoritário e de senso comum, constituído a partir de um modelo didático tradicional. Como possibilidade de superação dos problemas didático-metodológicos derivados do modelo tradicional de ensino, apresento o Modelo de Investigação na Escola como uma prática de referência para favorecer a formação de um professor-pesquisador. Assim, a metodologia desse projeto de ensino fundamenta-se na pesquisa em sala de aula, ou seja, utiliza os momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação no desenvolvimento das atividades investigativas dos alunos, possibilitando-lhes construírem seu conhecimento a partir dos pressupostos de autonomia e cidadania desejados. Essa metodologia, favorece ao professor investigar sua prática docente, e com isso, qualificar seu conhecimento profissional. A análise dos dados revelou que a aprendizagem dos alunos foi favorecida pela metodologia utilizada, principalmente em aspectos atitudinais relacionados com a construção da autonomia e da cidadania. O desenvolvimento destas atividades me oportunizou a reorganização e a qualificação de meu conhecimento profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Krüger, Verno


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