dc.creator | Silveira, Raquel Moreira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T00:58:17Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-26T00:58:17Z | |
dc.date.issued | 2006-01-14 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Raquel Moreira. Imaginários das Mães-Mulheres que se corporificam na Dança da Professora Negra. 2006. 91f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7801 | |
dc.description.abstract | This research became fullfilled in the program of after-graduation, Education, Master Degree level, of the UFPel, in the thematic one that it deals with the relations between Education, Imaginary and Symbolic Representations. The work deals with autobiography inquiry that I possessed as you arrive in port theoretical, the studies of the imaginary one. The reflections that this work if considers; to the idea-forces (MORIN, 1995) that they involve and they constitute the feminine universe of the black woman. It made possible that author reexamined its proper history, bringing for this work the multiple belongs that they compose, the constitution of the black teacher, from the look of the mother-women who with it had helped to weave in the trajectory. Therefore this research searched, over all, to a lot of trouble the constitution of the black teacher: woman-black, foster child of a family of German origin. This to a lot of trouble gave from the narratives of the mother-women who are part of this trajectory. Being the research citizens: mine two mothers of creation, the grandmother maternity and biological, sadden mother with the look of the author citizen-researcher. It is a research of qualitative and autobiography matrix, whose material was the memory and the reconstitution of the my history of life. In these narratives some nuclei of direction had emerged, as resonances of its you speak, all institutors of the history of the black teacher who I am. They are they: family of mother-women the space-house-Church the silent (REIS DA SILVA,2000). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Auto-biografia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | The negro woman | pt_BR |
dc.subject | The imaginary | pt_BR |
dc.subject | Auto-biograf | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Imaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra. | pt_BR |
dc.title.alternative | Imaginaries of mothers-women who are corporisin the dance of the black teacher. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa realizou-se no programa de pós-graduação, em Educação, nível mestrado, da UFPel, na temática que trata das relações entre Educação, Imaginário e Representações Simbólicas. O trabalho trata de uma investigação autobiográfica que possuí como aportes teóricos, os estudos do imaginário. As reflexões que este trabalho se propõe; às idéias-forças (MORIN,1995) que envolvem e constituem o universo feminino da mulher negra. Ele possibilitou que autora reexaminasse sua própria história, trazendo para este trabalho as múltiplas pertenças que compõem, a constituição da professora negra, a partir do olhar das mães-mulheres que com ele ajudaram a tecer na trajetória. Portanto esta pesquisa buscou, sobretudo, desvelar a constituição da professora negra: mulher-negra, filha de criação de uma família de origem alemã. Este desvelamento se deu a partir das narrativas das mães-mulheres que fazem parte desta trajetória. Sendo os sujeitos de pesquisa as: minhas duas mães de criação, a avó materna e mãe biológica, entretecida com o olhar da autora sujeito-pesquisadora. É uma pesquisa de cunho qualitativo e autobiográfico, cujo material foi à memória e a reconstituição da minha história de vida. Nessas narrativas emergiram alguns núcleos de sentido, como ressonâncias de suas falas, todas instituidoras da história da professora negra que sou. São eles: família de mães-mulheres, o espaço-casa-Igreja e o silenciamento (REIS DA SILVA, 2000). | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |