Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Raquel Moreira
dc.date.accessioned2021-06-26T00:58:17Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-26T00:58:17Z
dc.date.issued2006-01-14
dc.identifier.citationSILVEIRA, Raquel Moreira. Imaginários das Mães-Mulheres que se corporificam na Dança da Professora Negra. 2006. 91f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7801
dc.description.abstractThis research became fullfilled in the program of after-graduation, Education, Master Degree level, of the UFPel, in the thematic one that it deals with the relations between Education, Imaginary and Symbolic Representations. The work deals with autobiography inquiry that I possessed as you arrive in port theoretical, the studies of the imaginary one. The reflections that this work if considers; to the idea-forces (MORIN, 1995) that they involve and they constitute the feminine universe of the black woman. It made possible that author reexamined its proper history, bringing for this work the multiple belongs that they compose, the constitution of the black teacher, from the look of the mother-women who with it had helped to weave in the trajectory. Therefore this research searched, over all, to a lot of trouble the constitution of the black teacher: woman-black, foster child of a family of German origin. This to a lot of trouble gave from the narratives of the mother-women who are part of this trajectory. Being the research citizens: mine two mothers of creation, the grandmother maternity and biological, sadden mother with the look of the author citizen-researcher. It is a research of qualitative and autobiography matrix, whose material was the memory and the reconstitution of the my history of life. In these narratives some nuclei of direction had emerged, as resonances of its you speak, all institutors of the history of the black teacher who I am. They are they: family of mother-women the space-house-Church the silent (REIS DA SILVA,2000).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectAuto-biografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectThe negro womanpt_BR
dc.subjectThe imaginarypt_BR
dc.subjectAuto-biografpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleImaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra.pt_BR
dc.title.alternativeImaginaries of mothers-women who are corporisin the dance of the black teacher.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa realizou-se no programa de pós-graduação, em Educação, nível mestrado, da UFPel, na temática que trata das relações entre Educação, Imaginário e Representações Simbólicas. O trabalho trata de uma investigação autobiográfica que possuí como aportes teóricos, os estudos do imaginário. As reflexões que este trabalho se propõe; às idéias-forças (MORIN,1995) que envolvem e constituem o universo feminino da mulher negra. Ele possibilitou que autora reexaminasse sua própria história, trazendo para este trabalho as múltiplas pertenças que compõem, a constituição da professora negra, a partir do olhar das mães-mulheres que com ele ajudaram a tecer na trajetória. Portanto esta pesquisa buscou, sobretudo, desvelar a constituição da professora negra: mulher-negra, filha de criação de uma família de origem alemã. Este desvelamento se deu a partir das narrativas das mães-mulheres que fazem parte desta trajetória. Sendo os sujeitos de pesquisa as: minhas duas mães de criação, a avó materna e mãe biológica, entretecida com o olhar da autora sujeito-pesquisadora. É uma pesquisa de cunho qualitativo e autobiográfico, cujo material foi à memória e a reconstituição da minha história de vida. Nessas narrativas emergiram alguns núcleos de sentido, como ressonâncias de suas falas, todas instituidoras da história da professora negra que sou. São eles: família de mães-mulheres, o espaço-casa-Igreja e o silenciamento (REIS DA SILVA, 2000).pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples