dc.creator | Garcia, Daniel Espírito Santo | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T21:01:55Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T21:01:55Z | |
dc.date.issued | 2006-02-16 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Daniel Espírito Santo. Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa. 2006. 233f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7785 | |
dc.description.abstract | The present work presents a qualitative investigation which had the aim of analyzing the outcomes of a teaching-learning methodology, based on the development of projects, in a classroom of Module II, at the Electronics Course of Pelotas’ Federal Centre for Technological Education (CEFET-RS). The research involved the study of such a methodology - under the light of Vygotsky’s and post-vygotskyan’s Socio-historical theory - presenting it as a way to overcome the problems identified in the so-called traditional teaching methodology (based simply on information transmission). Data collection for the case-study was carried out through the use non-structured observations, semi-structured interviews with students and teachers, and analysis of the following documents: final self-evaluation and work produced by the students along the development of the educational experience – Activities Notebooks, in which all steps of the activities carried out were registered; speeches aimed at presenting both the projects and the electronic systems that were created; scientific papers describing such systems; and the created system’s prototypes themselves. The analyses of the teaching-learning process indicated that the pedagogic practice under investigation was characterized by the following aspects: approximation between school and extra-school experiences, based on the everyday experiences of students and on problem-solving activities; work directed to students’ Zone of Proximal Development, emphasizing the importance of social interaction for learning; collaborative knowledge construction process which emphasizes the essential role of classmates and teachers for students’ intellectual development; and stress on an active attitude on the part of students, involving dialogue, doing and reflexive conscience. The general evaluation of the learning process taken place, by teachers and students, revealed positive perceptions, stressing its meaning and motivation; the construction of new and transformed understandings about electronics; learning beyond academic topics; and autonomy development in the students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Teoria Sócio-histórica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Experiências cotidianas | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Project methodology | pt_BR |
dc.subject | Socio-historical theory | pt_BR |
dc.subject | Collaborative learning | pt_BR |
dc.subject | Everyday experiences | pt_BR |
dc.subject | Problem-solving | pt_BR |
dc.title | Metodologia de projetos: vivências, resoluções de problemas e colaboração na experiência educativa. | pt_BR |
dc.title.alternative | Project methodology: experiences, problem resolutions and collaboration in the educational experience. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6743520084788767 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma investigação de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar os resultados do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio da Metodologia de Projetos em uma turma do Módulo II do Curso Técnico de Eletrônica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS). A pesquisa envolveu o estudo dessa metodologia - à luz da teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e outros autores pós-vygotskyanos - apresentando-a como uma forma de superar os problemas identificados na metodologia dita tradicional de ensino (baseado na simples transmissão de informações). Os dados para o estudo de caso realizado foram coletados mediante observações não-estruturadas, entrevistas semi-estruturadas com estudantes e professores e análise dos seguintes documentos: auto-avaliação final e produção intelectual desenvolvida pelos estudantes ao longo do processo educativo pesquisado – Cadernos de Atividades, nos quais foram registrados todos os passos das atividades desenvolvidas; palestras de apresentação dos anteprojetos e dos sistemas eletrônicos elaborados; artigos científicos relativos a esses sistemas; e os próprios protótipos criados. A análise do processo de ensino-aprendizagem indicou que a prática pedagógica pesquisada esteve caracterizada pelos seguintes aspectos: aproximação entre a experiência escolar e a extra-escolar, com base nas vivências cotidianas dos estudantes e na resolução de problemas; trabalho voltado para a Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes, evidenciando a importância das interações sociais para a aprendizagem; processo colaborativo de construção do conhecimento, valorizando o papel dos colegas e professores no desenvolvimento intelectual dos estudantes; e valorização da postura ativa dos estudantes, envolvendo o diálogo, o fazer e a consciência reflexiva. A avaliação da aprendizagem por parte dos professores e estudantes evidenciou percepções gerais positivas, com ênfase no seu significado e em sua motivação; construções de novas e transformadas compreensões acerca dos conteúdos de eletrônica, pelos estudantes; ocorrência de aprendizagens para além dos conteúdos escolares; e desenvolvimento de autonomia nos educandos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana | |