Mostrar el registro sencillo del ítem
Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês.
dc.creator | Boéssio, Cláudia Pureza Duarte | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T21:01:43Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T21:01:43Z | |
dc.date.issued | 2006-01-20 | |
dc.identifier.citation | BOÉSSIO, Cláudia Pureza Duarte. Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – inglês. 2006. 118f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7784 | |
dc.description.abstract | The present study aims at describing the activity performed in an English language course, with an evening 8th grade group at Escola Municipal Dr. Brum Azeredo, in Pelotas-RS, as well as evaluation the results obtained by this proposal. The scope of the intervention was that of making the teaching of English more pleasurable and significant, so that through the applying of reading strategies one could increase the student’s reading skills, thus motivating both their critical sense and their reflexive thought upon the interaction with the written text. The evaluation of the developed activities shows that there were significant behavioral changes among the students, mainly those which concern their view on the foreign language (FL) learning, thus showing the scope of this kind of activity. The theoretical support for such research was based on theories of linguists who deal with reading and its procedure under the psycholinguistics point of view – Smith and Goodman; theories on learning – Vygotsky; language as an interactive activity – Bakhtin, and the importance of the reading skill for the (FL) learning – Moita Lopes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Inglês | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading skills | pt_BR |
dc.subject | Foreign language | pt_BR |
dc.subject | English | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês. | pt_BR |
dc.title.alternative | Foreign language classroom reading strategies - English. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5262218737249903 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342617922616660 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Damiani, Magda Floriana | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem a finalidade de descrever o trabalho realizado na disciplina de Inglês, junto a uma turma de 8ª série noturna, da Escola Municipal Dr. Brum Azeredo, na cidade de Pelotas – RS, bem como avaliar os resultados obtidos com essa proposta. O objetivo da intervenção foi o de tornar o ensino de Inglês mais prazeroso e significativo, e, através do uso de estratégias de leitura, ampliar as habilidades de leitura dos alunos, estimulando o senso crítico e o pensamento reflexivo na interação com o texto. A avaliação das atividades desenvolvidas mostra que houve mudanças significativas no comportamento dos alunos, especialmente no que diz respeito à visão sobre o aprendizado de língua estrangeira (LE), demonstrando a pertinência desse tipo de trabalho. O aporte teórico para a pesquisa baseou-se em teóricos que tratam da leitura e seu processamento do ponto de vista psicolingüístico – Smith e Goodman; das teorias sobre aprendizagem – Vygotsky; da linguagem como uma atividade interativa – Bakhtin, e da importância da habilidade de leitura no aprendizado de LE – Moita Lopes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Ana Ruth Moresco |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.