Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBoéssio, Cláudia Pureza Duarte
dc.date.accessioned2021-06-24T21:01:43Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T21:01:43Z
dc.date.issued2006-01-20
dc.identifier.citationBOÉSSIO, Cláudia Pureza Duarte. Estratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – inglês. 2006. 118f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7784
dc.description.abstractThe present study aims at describing the activity performed in an English language course, with an evening 8th grade group at Escola Municipal Dr. Brum Azeredo, in Pelotas-RS, as well as evaluation the results obtained by this proposal. The scope of the intervention was that of making the teaching of English more pleasurable and significant, so that through the applying of reading strategies one could increase the student’s reading skills, thus motivating both their critical sense and their reflexive thought upon the interaction with the written text. The evaluation of the developed activities shows that there were significant behavioral changes among the students, mainly those which concern their view on the foreign language (FL) learning, thus showing the scope of this kind of activity. The theoretical support for such research was based on theories of linguists who deal with reading and its procedure under the psycholinguistics point of view – Smith and Goodman; theories on learning – Vygotsky; language as an interactive activity – Bakhtin, and the importance of the reading skill for the (FL) learning – Moita Lopes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading skillspt_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.titleEstratégias de leitura em sala de aula de língua estrangeira – Inglês.pt_BR
dc.title.alternativeForeign language classroom reading strategies - English.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5262218737249903pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem a finalidade de descrever o trabalho realizado na disciplina de Inglês, junto a uma turma de 8ª série noturna, da Escola Municipal Dr. Brum Azeredo, na cidade de Pelotas – RS, bem como avaliar os resultados obtidos com essa proposta. O objetivo da intervenção foi o de tornar o ensino de Inglês mais prazeroso e significativo, e, através do uso de estratégias de leitura, ampliar as habilidades de leitura dos alunos, estimulando o senso crítico e o pensamento reflexivo na interação com o texto. A avaliação das atividades desenvolvidas mostra que houve mudanças significativas no comportamento dos alunos, especialmente no que diz respeito à visão sobre o aprendizado de língua estrangeira (LE), demonstrando a pertinência desse tipo de trabalho. O aporte teórico para a pesquisa baseou-se em teóricos que tratam da leitura e seu processamento do ponto de vista psicolingüístico – Smith e Goodman; das teorias sobre aprendizagem – Vygotsky; da linguagem como uma atividade interativa – Bakhtin, e da importância da habilidade de leitura no aprendizado de LE – Moita Lopes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Ruth Moresco


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem