dc.creator | Guimarães, Italo Fontoura | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T11:37:17Z | |
dc.date.available | 2021-06-24T11:37:17Z | |
dc.date.issued | 2020-08-26 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Italo Fontoura. Aspectos sociodemográficos, motivações e barreiras de ciclistas na utilização do sistema cicloviário: um estudo com métodos mistos em uma cidade do sul do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7764 | |
dc.description.abstract | Active transport through the use of bicycles has the potential to impact urban mobility, air pollution and population health. In small and medium-sized cities, cycle paths are being implemented and descriptions of their characteristics and their users are relevant for planning and evaluations purposes. The aim of this study was to describe characteristics of use, sociodemographic aspects, motivations and barriers concerning cyclist users of the cycle paths/tracks in the city of Pelotas. A descriptive study was carried out applying mixed methods. A total of 841 cyclists were randomly selected and assessed in the quantitative component. The majority of users were men (82.9%), belonging to the middle age group (55.8%) and workers in the construction industry and local commerce (47.4%). More than 80% of the participants used the bicycle for commuting purposes. Although the large majority reported using the bicycle even in rigorous winter and summer days, only 56.6% reported such use in rainy days. Nine
interviews were performed in the qualitative component and the following barriers emerged: climate conditions related to the quality of streets, (rainy days); the conflicting traffic relationships; and the need for qualitative and quantitative improvements in the neighborhoods. Saving money with transport and health benefits (among leisure-time cyclists) are the main motivations for using a bicycle. Considering the profile of use, barriers and motivations presented, specific aspects of improvements are provided in terms of public policies, and the focus to prioritize actions to the most needed population is clear. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclistas | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Barreiras | pt_BR |
dc.subject | Motivações | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject | Ciclofaixas | pt_BR |
dc.subject | Cyclists | pt_BR |
dc.subject | Bike | pt_BR |
dc.subject | Barriers | pt_BR |
dc.subject | Motivations | pt_BR |
dc.subject | Cycle paths | pt_BR |
dc.subject | Cycle tracks | pt_BR |
dc.title | Aspectos sociodemográficos, motivações e barreiras de ciclistas na utilização do sistema cicloviário: um estudo com métodos mistos em uma cidade do sul do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Sociodemographic aspects, motivations and barriers of cyclists when using the cycling system: a study with mixed methods in a city in southern Brazil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5846988629761900 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte ativo por meio do uso da bicicleta tem o potencial de impactar na mobilidade urbana, poluição do ar e na saúde populacional. Em cidades de pequeno e médio porte, ciclofaixas estão sendo implementadas e descrições de suas características de fluxo e seus usuários são relevantes para avaliações e planejamento. Assim, o presente estudo investigou características de utilização do sistema cicloviário de Pelotas e aspectos sociodemográficos, motivações e barreiras de seus usuários. Trata-se de um estudo com implementação de métodos mistos com população-alvo composta por ciclistas usuários do sistema cicloviário da cidade. O componente quantitativo foi baseado em um componente transversal descritivo com análise de fluxo e entrevista em uma amostra aleatória de ciclistas. O componente qualitativo foi composto por entrevistas ampliadas com usuários do sistema cicloviário. No componente quantitativo observou-se uma grande predominância de usuários do sexo masculino (82,9%) e de adultos de meia idade (55,8%). Entre os 841 ciclistas entrevistados, ocupações relativas à construção civil (25 ,4%) e ao comércio (22%) destacaram-se. Mais de 80% dos entrevistados utilizam a bicicleta como deslocamento. Embora a grande maioria tenha relatado utilizar bicicleta mesmo em dias de verão e inverno rigorosos, apenas 56,6% relataram manter o uso em dias de chuva. No componente qualitativo, nove entrevistas foram realizadas e emergiram barreiras como condições climáticas atreladas à qualidade das vias (dias de chuva), as relações de trânsito conflituosas, e necessidade de melhoria e ampliação das vias em direção aos bairros. Entre as motivações, questões de economia de gastos com transporte e de cuidados da saúde entre os ciclistas de lazer, foram exemplos de destaques. Com a caracterização de uso, barreiras e motivações destacam se aspectos específicos para intervenções em termos de políticas públicas com o foco necessário a parcelas específicas da população. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Inácio Crochemore Mohnsam da | |