Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAvila, Luciana Toaldo Gentilini
dc.date.accessioned2021-06-14T11:08:05Z
dc.date.available2021-06-11
dc.date.available2021-06-14T11:08:05Z
dc.date.issued2017-03-07
dc.identifier.citationAVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação. 2017. 249f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7677
dc.description.abstractThis research arose from the need to contribute to the initial training of Physical Education teachers in Brazil and to provide opportunities for them to learn to regulate processes of learning to teach during the internships. The general objective that guided this research was to identify the potentialities of action research, anchored in self-regulation of learning and recall stimulated, used as a formative strategy during Physical Education interships. The participants of the research were 12 undergraduate students of a Licentiate in Physical Education of a Public University located in the southern region of Brazil. The students, together with a researcher, formed an action research group, called the Research and Training in Physical School Education Group (GRUPESF). The guiding objective of the actions performed by the members of this group was to find solutions to the pedagogical problems encountered by students in the classes of the internships. The instruments used for the development of this research were: interviews, recall stimulated, detonation questions, presential meetings and the exchange of information registered by the group on Facebook. The activities of GRUPESF took place in two academic semesters and accompanied the students in two of their obligatory internships. Data collected in the research were analyzed through content analysis. The results of this action research were organized in three studies. In the first study are presented the signs of change, potentiated by action research, observed in the perceptions and pedagogical performance of the students. In the second study are mentioned the contributions of recall stimulated to overcome the challenges encountered by interns during the internship. The third study shows the critical experiences, made available by action research, to the training of the students. When considering the results obtained in the mentioned studies, the thesis here defended that, by provinding conditions favorable to the analysis, reflection and discussion about the pedagogical practice to the future Physical Education teacher, he/she will be able to qualify his/her teaching, using principles of self-regulation to learn and teach.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopt_BR
dc.subjectEstimulação da recordaçãopt_BR
dc.subjectLearning self-regulatedpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectRecall stimulatedpt_BR
dc.titleAutorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação.pt_BR
dc.title.alternativeSelf-regulation of learning in the Physical Education interships: ancored training proposal in action research.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9505177298824946pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Simão, Ana Margarida Veiga
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7219013507425189pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação inicial dos professores de Educação Física no Brasil e oportunizar ações para que aprendam a autorregular processos de aprender para ensinar durante os estágios. O objetivo geral que guiou esta investigação foi identificar quais as potencialidades da pesquisa-ação, ancorada na autorregulação da aprendizagem e na estimulação da recordação, utilizada como estratégia formativa durante os estágios em Educação Física escolar. Os participantes da pesquisa foram 12 estagiários de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública localizada na região sul do Brasil. Os estagiários, junto a uma pesquisadora, formaram um grupo de pesquisa-ação, chamado Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física Escolar (GRUPESF). O objetivo orientador das ações executadas pelos membros desse grupo foi buscar soluções aos problemas pedagógicos encontrados pelos estagiários nas aulas dos estágios. Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas, estimulação da recordação, perguntas detonadoras, encontros presenciais em grupo e trocas de informações registradas pelos participantes do grupo no Facebook. As atividades do GRUPESF ocorreram ao longo dos dois semestres do ano de 2014, durante dois estágios obrigatórios do curso em questão. Os dados coletados na investigação foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os achados desta pesquisa foram organizados em três estudos. No primeiro estudo, são apresentados os sinais de mudança, potencializados pela pesquisa-ação, observados nas percepções e na atuação pedagógica dos estagiários. No segundo estudo, são referidas as contribuições da estimulação da recordação para a superação dos desafios encontrados pelos estagiários durante a realização dos estágios. No terceiro estudo, são apresentadas as experiências críticas, oportunizadas pela pesquisa-ação, na formação dos estagiários. Ao se considerar os achados desta pesquisa, defende-se a tese de que, ao serem possibilitadas, ao futuro professor, condições favoráveis à análise, reflexão e discussão sobre a prática pedagógica, este terá condições de qualificar sua docência, utilizando-se dos princípios da autorregulação para aprender e ensinar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Frison, Lourdes Maria Bragagnolo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem