dc.creator | Bandeira, Ana da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T23:50:58Z | |
dc.date.available | 2021-06-04 | |
dc.date.available | 2021-06-07T23:50:58Z | |
dc.date.issued | 2007-07-12 | |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Ana da Rosa. O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores. 2007. 107f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7612 | |
dc.description.abstract | This dissertation is a qualitative piece of research, mixing case-study and life-history
methodologies. It has been theoretically funded by the studies on the imaginary and
its main objective is to answer the following question: “Is it possible to relate
childhood references of trainee teachers, about their experiences with books, to their
pedagogic practice?” To answer such a question, the empirical research has been
focused on the childhood references of ten teacher (nine women and one man) that
were carrying out their undergraduate studies in the Special Program for the
Formation of Working Teachers, run by the Faculty of Education of the Federal
University of Pelotas (UFPel), in the city of Canguçu, Rio Grande do Sul (RS), Brazil
(BR). The empirical part of the work took place between the months of May and
November 2006 and has been aimed at exploring subjects’ childhood memories
related to their experiences with books. For the process of data collection, a
workshop, entitled “Once upon a time – Stories and images on making oneself a
teacher”, was organized. The following data collection instruments were used: field
diary, written and oral narratives produced by the subjects, and a personal book,
created by the teachers themselves, considered as an oriented self project. Through
such instruments, it was possible to capture trainee teachers’ references which have
been expressed through two pairs of meaning nuclei that enabled the establishment
of connections between personal repertoires and pedagogic know-how. They are: the
read and the told (which have emerged from the empirical field, based on books that
have been read by the subjects or stories they have been told by their elders) and
the search-project and the opus-project, which, based on the ideas of Marie-
Christine Josso, led the subjects to a self-consciousness that sprang from references
that were not always fresh in their memories. From such references and “matricying”
elements, I have investigated the points of contact to weave with the pedagogic
practice of each subject, respecting their subjectivities, imaginaries, timings, and
choices that were revealed in this (self)formation process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | (Auto)formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Teacher (self)formation | pt_BR |
dc.subject | Readers | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores. | pt_BR |
dc.title.alternative | The imaginary and the “means-paths” in the education of reading teachers: the read and the told forming formers. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8047010176322452 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho está ancorado nas bases metodológicas da pesquisa qualitativa,
mesclando abordagens do tipo de estudo de caso com histórias de vida,
fundamentada nos estudos do imaginário. Tem, como objetivo principal, responder à
pergunta: “É possível relacionar as referências de infância de professores em
formação acerca de suas experiências com os livros, buscando pontos de contato
em seu saber fazer pedagógico?” Com isso, a centralidade da busca no campo
empírico volta-se ao resgate das referências infantis de dez professoras (nove
mulheres e um homem) que realizam sua formação no Programa Especial de
Formação de Professores em Serviço, da Faculdade de Educação da UFPel, lotado
na cidade de Canguçu, RS, BR. O trabalho empírico ocorreu entre os meses de
maio e novembro de 2006. Sendo assim, o foco direcionou-se a essas referências
infantis em relação às vivências dessas educadoras com os livros, cuja apreensão
dos dados ocorreu, fundamentalmente, através de narrativas, tanto nos que se
refere às interações com os livros, quanto aos possíveis pontos de contato de tais
influências na atividade pedagógica dessas professoras. Para tanto, organizei uma
oficina sob o título “Era uma vez – Histórias e imagens no fazer-se professor”. E a
pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: diário de campo, coleta de narrativas
orais e escritas, bem como a elaboração de um livro pessoal que funcionou como
projeto de si auto-orientado. Através de tais instrumentos foi possível resgatar as
referências das formadoras em formação a partir de dois pares de núcleos de
sentido, os quais estabeleceram os pontos de contato dos repertórios pessoais com
o saber-fazer pedagógico. São eles o lido e o contado (que emergiram do campo
empírico, fundamentados nos livros lidos ou nas histórias contadas pelos antigos), o
projeto-busca e o projeto-obra, que, baseados nas teorias de Marie-Christine
Josso, permitiram que se evidenciasse a tomada de consciência dos sujeitos a partir
de referências que nem sempre estavam “frescas” na memória. A partir de tais
referências e matriciamentos, busquei os pontos de contato no sentido de tecer
relações com a prática pedagógica de cada um dos sujeitos, respeitando as
subjetividades, os imaginários, os tempos e as escolhas que surgiram nesse
processo de (auto)formação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |