Show simple item record

dc.creatorBandeira, Ana da Rosa
dc.date.accessioned2021-06-07T23:50:58Z
dc.date.available2021-06-04
dc.date.available2021-06-07T23:50:58Z
dc.date.issued2007-07-12
dc.identifier.citationBANDEIRA, Ana da Rosa. O imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores. 2007. 107f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7612
dc.description.abstractThis dissertation is a qualitative piece of research, mixing case-study and life-history methodologies. It has been theoretically funded by the studies on the imaginary and its main objective is to answer the following question: “Is it possible to relate childhood references of trainee teachers, about their experiences with books, to their pedagogic practice?” To answer such a question, the empirical research has been focused on the childhood references of ten teacher (nine women and one man) that were carrying out their undergraduate studies in the Special Program for the Formation of Working Teachers, run by the Faculty of Education of the Federal University of Pelotas (UFPel), in the city of Canguçu, Rio Grande do Sul (RS), Brazil (BR). The empirical part of the work took place between the months of May and November 2006 and has been aimed at exploring subjects’ childhood memories related to their experiences with books. For the process of data collection, a workshop, entitled “Once upon a time – Stories and images on making oneself a teacher”, was organized. The following data collection instruments were used: field diary, written and oral narratives produced by the subjects, and a personal book, created by the teachers themselves, considered as an oriented self project. Through such instruments, it was possible to capture trainee teachers’ references which have been expressed through two pairs of meaning nuclei that enabled the establishment of connections between personal repertoires and pedagogic know-how. They are: the read and the told (which have emerged from the empirical field, based on books that have been read by the subjects or stories they have been told by their elders) and the search-project and the opus-project, which, based on the ideas of Marie- Christine Josso, led the subjects to a self-consciousness that sprang from references that were not always fresh in their memories. From such references and “matricying” elements, I have investigated the points of contact to weave with the pedagogic practice of each subject, respecting their subjectivities, imaginaries, timings, and choices that were revealed in this (self)formation process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subject(Auto)formação de professorespt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectTeacher (self)formationpt_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleO imaginário e os “meios-caminhos” na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores.pt_BR
dc.title.alternativeThe imaginary and the “means-paths” in the education of reading teachers: the read and the told forming formers.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8047010176322452pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está ancorado nas bases metodológicas da pesquisa qualitativa, mesclando abordagens do tipo de estudo de caso com histórias de vida, fundamentada nos estudos do imaginário. Tem, como objetivo principal, responder à pergunta: “É possível relacionar as referências de infância de professores em formação acerca de suas experiências com os livros, buscando pontos de contato em seu saber fazer pedagógico?” Com isso, a centralidade da busca no campo empírico volta-se ao resgate das referências infantis de dez professoras (nove mulheres e um homem) que realizam sua formação no Programa Especial de Formação de Professores em Serviço, da Faculdade de Educação da UFPel, lotado na cidade de Canguçu, RS, BR. O trabalho empírico ocorreu entre os meses de maio e novembro de 2006. Sendo assim, o foco direcionou-se a essas referências infantis em relação às vivências dessas educadoras com os livros, cuja apreensão dos dados ocorreu, fundamentalmente, através de narrativas, tanto nos que se refere às interações com os livros, quanto aos possíveis pontos de contato de tais influências na atividade pedagógica dessas professoras. Para tanto, organizei uma oficina sob o título “Era uma vez – Histórias e imagens no fazer-se professor”. E a pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: diário de campo, coleta de narrativas orais e escritas, bem como a elaboração de um livro pessoal que funcionou como projeto de si auto-orientado. Através de tais instrumentos foi possível resgatar as referências das formadoras em formação a partir de dois pares de núcleos de sentido, os quais estabeleceram os pontos de contato dos repertórios pessoais com o saber-fazer pedagógico. São eles o lido e o contado (que emergiram do campo empírico, fundamentados nos livros lidos ou nas histórias contadas pelos antigos), o projeto-busca e o projeto-obra, que, baseados nas teorias de Marie-Christine Josso, permitiram que se evidenciasse a tomada de consciência dos sujeitos a partir de referências que nem sempre estavam “frescas” na memória. A partir de tais referências e matriciamentos, busquei os pontos de contato no sentido de tecer relações com a prática pedagógica de cada um dos sujeitos, respeitando as subjetividades, os imaginários, os tempos e as escolhas que surgiram nesse processo de (auto)formação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record