Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGarcia, Gabriele Lopes
dc.date.accessioned2021-05-29T00:53:36Z
dc.date.available2021-05-28
dc.date.available2021-05-29T00:53:36Z
dc.date.issued2021-03-19
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriele Lopes. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino de matemática para os anos finais do ensino fundamental. 2021. 157f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7590
dc.description.abstractThe study aimed to present the results of an investigation on the potential of the Active Methodology of the Inverted Classroom, also known as Flipped Classroom, in mathematical learning with 9th grade students, aiming at: elaborating a proposal, based on the Classroom Inverted Class, designed for the teaching of Mathematics and for the reality of students and the researcher teacher, during the COVID19 pandemic in Brazil, supported by Activity Theory (VV Davidov, 1988); apply the proposal based on the development of the content of Flat Geometry, specifically the Pythagorean Theorem; analyze the proposal, based on the appreciation of the didactic activities developed, verifying if the Inverted Classroom promotes the learning of the presented mathematical concepts; develop a video / tutorial on how to apply the Inverted Classroom. Regarding the methodological procedures: The research process took place through the elaboration and application of a Systematic Literature Review supported by the Parsif.al software. Qualitative research was privileged, with research of an exploratory and empirical nature, based on a case study. For data collection, questionnaires and electronic records / Google Classroom were used, submitted to content analysis, according to Bardin (2006), which made it possible to identify the understandings expressed by the students. The results suggest that although the Inverted Classroom Methodology is not new in the educational scenario, it exposes conditions for teachers and students to experience different relationships in the study process, whose ways of learning, in addition to being significant, enable autonomy in studies of students, enhancing and reframing learning in present times. At the end, some considerations and suggestions are presented in which the Inverted Classroom, when contemplating a class inversion, can update a position, in which the student assumes the protagonism for his learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectInverted classroompt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectActivity theorypt_BR
dc.subjectMathematical learningpt_BR
dc.titleSala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino de matemática para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeInverted classroom: an active methodology in the teaching of mathematics for the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1304203969634938pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1706406950183024pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre a potencialidade da Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, também conhecida como Flipped Classroom, na aprendizagem matemática com estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental, objetivando: elaborar uma proposta, baseada na Sala de Aula Invertida, pensada para o ensino de Matemática e para a realidade dos alunos e da professora pesquisadora, durante a pandemia do COVID19 no Brasil, amparada pela Teoria da Atividade (V. V. Davidov, 1988); aplicar a proposta com base no desenvolvimento do conteúdo de Geometria Plana, especificamente o Teorema de Pitágoras; analisar a proposta, a partir da apreciação das atividades didáticas desenvolvidas, verificando se a Sala de Aula Invertida promove a aprendizagem dos conceitos matemáticos apresentados e; desenvolver um vídeo/tutorial de aplicação da Sala de Aula Invertida. Em relação aos procedimentos metodológicos: o processo de investigação deu-se através da elaboração e aplicação de uma Revisão Sistemática de Literatura apoiada no software Parsif.al. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa, com investigação de natureza exploratória e empírica, baseada em um estudo de caso. Para coleta de dados empregaram-se questionários e registros eletrônicos do Google Classroom, submetidos à análise de conteúdo, conforme Bardin (2006), o que possibilitou identificar as compreensões manifestadas pelos alunos. Os resultados sugerem que embora a Metodologia da Sala de Aula Invertida não seja novidade no cenário educacional, ela expõe condições para que os professores e alunos experimentem diferentes relações nos processos de ensino e aprendizagem, cujos modos de aprender, além de significativos, possibilitam a autonomia nos estudos dos alunos, potencializando e ressignificando a aprendizagem em tempos presentes. Ao final, apresentam-se algumas considerações e sugestões na qual a Sala de Aula Invertida, ao contemplar uma inversão de aula, pode atualizar uma posição, em que o aluno assume o protagonismo pelo seu aprendizado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesGARCIA, Gabriele Lopes. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino de matemática para os anos finais do ensino fundamental. 2021. 157f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. GARCIA, Gabriele Lopes. Inverted classroom: an active methodology in the teaching of mathematics for the final years of elementary school. 2021. 157f. Dissertation (Master in Science and Mathematics Teaching) - Graduate Program in Science and Mathematics Teaching, Faculty of Education, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Debacco, Maria Simone


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem