dc.creator | Maciel, Everton da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T11:03:09Z | |
dc.date.available | 2021-05-03 | |
dc.date.available | 2021-05-04T11:03:09Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.identifier.citation | MACIEL, Everton da Cunha. Etnografia da performance e agenciamento de uma charanga: estudo etnomusicológico sobre a Garra Xavante. Orientador: Rafael Noleto. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7429 | |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the performance and musical knowledge of the members of Garra Xavante, a brass band that plays in the games of Grêmio Esportivo Brasil team, in the city of Pelotas. This club has as one of its characteristic some significant portion supporters that are black and low-income people. In order to do so, this work enters the Black Pelotas, highlighting the black clubs, carnival, the religion of African matrix and cultural movements directed to blackness. From this on, soccer is contextualized, the insertion of black people in the sport and the removal low-income class people from the stadiums. As a member of Garra Xavante, the author's goal was to investigate and understand how the learning and musical knowledge of the brass band components were constituted, seeking to analyze who are the people who play this music and to identify the relationship between the brass band and the Black Pelotas. Our investigation lasts from 2018 to 2019 during the dispute of Gaucho Championship first division and Brazilian championship second division. The results presented here were obtained through an ethnographic research and ethnomusicological study, from sound narratives based on reports and audiovisual materials captured from contact with the brass band members. This research aimed to understand the dynamics of participation and sharing of knowledge and learning of the brass band members involved during the performances. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Charanga | pt_BR |
dc.subject | Etnografia da performance | pt_BR |
dc.subject | Saberes musicais | pt_BR |
dc.subject | Performance ethnography | pt_BR |
dc.subject | Musical knowledge | pt_BR |
dc.title | Etnografia da performance e agenciamento de uma charanga: estudo etnomusicológico sobre a Garra Xavante | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnography of the performance and managing of a brass band: ethnomusicological study on the Garra Xavante. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7107239070329822 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2145625844719060 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação discorre sobre a performance e o saber musical dos integrantes da Garra Xavante, charanga que toca nos jogos do Grêmio Esportivo Brasil, na cidade de Pelotas. Este clube possui como característica uma parcela significativa de torcedores negros e de baixa renda da cidade. Para isso, o trabalho adentra a Pelotas negra, destacando os clubes negros, o carnaval, a religião de matriz africana e os movimentos culturais direcionados à negritude. A partir disto é contextualizado o futebol, a inserção dos negros no esporte e o afastamento das classes populares dos estádios. Como integrante da Garra Xavante, o objetivo do autor foi o de investigar e compreender como se constituiu o aprendizado e o saber musical dos componentes da charanga, buscando analisar quem são as pessoas que fazem essa música e identificar qual a relação da charanga com esta Pelotas negra. Nossa investigação se situa entre 2018 a 2019 durante a disputa da série A do campeonato gaúcho e a série B do campeonato brasileiro. Os resultados aqui apresentados foram obtidos através da pesquisa etnográfica e do estudo etnomusicológico, a partir das narrativas sonoras baseadas em relatos e materiais audiovisuais captados a partir do contato com os integrantes. Esta pesquisa se propôs a compreender as dinâmicas de participação e compartilhamento de saberes e aprendizado dos integrantes envolvidos na charanga durante as performances. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noleto, Rafael da Silva | |