Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
dc.creator | Paulo, Rafael dos Reis | |
dc.creator | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.creator | Cardoso, Marleide Coan | |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T23:31:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-19T23:31:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7247-123-7 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418 | |
dc.description.abstract | Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem móvel | pt_BR |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Mobile learning | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Didactic engineering | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22533/at.ed.237191402 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Capítulos de livros [3]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática.