dc.creator | Paulo, Rafael dos Reis | |
dc.creator | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.creator | Cardoso, Marleide Coan | |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T23:31:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-19T23:31:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7247-123-7 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418 | |
dc.description.abstract | Este trabalho expõe os rumos de
uma pesquisa que visa implementar um estudo
didático da aprendizagem móvel (mobile
learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto
dos números complexos. Para entender o
cenário contemporâneo da abordagem deste
tema nos currículos foi investigado junto ao
um grupo de onze professores licenciados
os desafios que permeiam o ensino dos
números complexos. A metodologia utilizada
se encontra nos pressupostos da Engenharia
Didática seguindo suas quatro fases de
execução: análises preliminares, análise a
priori, experimentação e análise a posteriori. O
percurso teórico adotado para discutir o objeto
desta pesquisa fundamenta-se nos Registros
de Representação Semiótica de Duval (2003) e
(2009) e, para corroborar com experiências na
utilização de dispositivos móveis os trabalhos
de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As
considerações sobre as atividades aplicadas
até o momento, revelam indícios de que os
ambientes de geometria dinâmica aliado a
apropriação da matemática segundo a teoria de
Duval, tem se mostrado como uma alternativa
para superar o entrave do processo de ensino
e, revelou também, a possibilidade de integrar
aprendizagem móvel como forma de elucidar
as abstrações e representações que cercam o
ensino dos conteúdos matemáticos na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem móvel | pt_BR |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Mobile learning | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Didactic engineering | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22533/at.ed.237191402 | |