Mostrar registro simples

dc.creatorPaulo, Rafael dos Reis
dc.creatorFerreira, André Luis Andrejew
dc.creatorCardoso, Marleide Coan
dc.date.accessioned2021-04-19T23:31:27Z
dc.date.available2021-04-19T23:31:27Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationPAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7247-123-7
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418
dc.description.abstractEste trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Atenapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectMobile learningpt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.titleAprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.237191402


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • PPGECM: Capítulos de livros [3]
    Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática.

Mostrar registro simples