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dc.contributor.authorCruz, Antônio Carlos Martins da
dc.date.accessioned2021-04-12T10:41:54Z
dc.date.available2021-04-12T10:41:54Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCRUZ, Antônio Carlos Martins da. Para uma metodologia de incubação de grupos de consumo responsável: alternativas para a comercialização na economia solidária e agroecologia. ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO (SANTA MARIA), v.32, ed. esp., e7, p. 01 - 05, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/eed/article/view/41454/pdf. Acesso dia 8 de abril de 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2595-833X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7356
dc.description.abstractAs incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) existem, hoje, em aproximadamente cinquenta universidades brasileiras. Elas dão apoio ao surgimento e consolidação de empreendimentos econômicos solidários (EES), em geral no setor produtivo (manufatura, agricultura, serviços, reciclagem). Entretanto, a comercialização dos EESs enfrenta grandes obstáculos nos circuitos convencionais, relacionados especialmente às escalas e aos preços de venda (que em geral ignoram as especificidades dos produtos). Por outro lado, há um número crescente de consumidores/as preocupados em apoiar esses empreendimentos e seus produtores a partir de critérios relacionados à sustentabilidade, à saude e ao desenvolvimento local. Por este motivo, nos últimos dez anos, se multiplicar os grupos de consumo responsável (GCRs): formas associativas dirigidas ao consumo ético. A aliança entre EES e GCRs permite a consolidação de ‘circuitos locais de comercialização solidária’ (CLCS). Esta vinculação, porém, uma prévia organização dos produtores entre si, e/ou dos consumidores entre si. O presente artigo apresenta os resultados preliminares da experiência de uma microrrede de ITCPs no processo de incubação de um GCR na cidade de Pelotas (RS, Brasil), em parceria com aproximadamente 35 EES afiliados a uma organização de comercialização solidária (a Associação Bem da Terra – Comércio Justo e Solidário).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectGrupos de consumo responsávelpt_BR
dc.subjectComércio justopt_BR
dc.titlePara uma metodologia de incubação de grupos de consumo responsável: alternativas para a comercialização na economia solidária e agroecologia.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doi105902/1414650941454


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