dc.creator | Alves, Míriam Cristiane | |
dc.creator | Amaral, Tatiane Coelho | |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T22:23:09Z | |
dc.date.available | 2021-04-07T22:23:09Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Miriam Cristiane; AMARAL, Tatiane Coelho. Ações Afirmativas, subjetividades e (re)existências: estudantes negros e negras cotistas no curso de psicologia da UFPEL. In: Calazans, Márcia Esteves de, Garcia, Mary Castro, Piñeiro, Emília (Org.). América Latina: Corpos, trânsitos e resistências. 1ed. Porto Alegre: Fi, 2018, v. 2, p. 97-124. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-5696-412-0 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7340 | |
dc.description.abstract | As Políticas de Ações Afirmativas, especialmente as cotas
raciais, são uma importante conquista entre as inúmeras lutas dos
movimentos sociais negros que impulsionaram movimentos
políticos até a sanção da Lei nº 12.711/2012 (BRASIL, 2012a). Essa
lei regulamenta a reserva de vagas pelo critério étnico-racial em
universidades federais, consistindo em uma medida de reparação
para com uma população que, historicamente, tem sido
discriminada, segregada e excluída dos processos de inserção
social. Nesse sentido, podemos afirmar que as Ações Afirmativas
vêm se constituindo como um importante instrumento para a
materialização da equidade na sociedade brasileira. O artigo está organizado em seis seções. Na primeira,
discutiremos motivos pelos quais são necessárias as Políticas de
Ações Afirmativas no Brasil. Na segunda, trataremos do método
utilizado para a construção da pesquisa. Nas três seções seguintes
apresentaremos os resultados do estudo no que tange às
estratégias de acesso e permanência construídas pelos estudantes.
A última consiste nas considerações finais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Fi | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.subject | UFPel | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Cotistas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes negros | pt_BR |
dc.title | Ações Afirmativas, subjetividades e (re)existências: estudantes negros e negras cotistas no curso de psicologia da UFPEL. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |