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dc.creatorAlves, Míriam Cristiane
dc.creatorAmaral, Tatiane Coelho
dc.date.accessioned2021-04-07T22:23:09Z
dc.date.available2021-04-07T22:23:09Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationALVES, Miriam Cristiane; AMARAL, Tatiane Coelho. Ações Afirmativas, subjetividades e (re)existências: estudantes negros e negras cotistas no curso de psicologia da UFPEL. In: Calazans, Márcia Esteves de, Garcia, Mary Castro, Piñeiro, Emília (Org.). América Latina: Corpos, trânsitos e resistências. 1ed. Porto Alegre: Fi, 2018, v. 2, p. 97-124.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-5696-412-0
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7340
dc.description.abstractAs Políticas de Ações Afirmativas, especialmente as cotas raciais, são uma importante conquista entre as inúmeras lutas dos movimentos sociais negros que impulsionaram movimentos políticos até a sanção da Lei nº 12.711/2012 (BRASIL, 2012a). Essa lei regulamenta a reserva de vagas pelo critério étnico-racial em universidades federais, consistindo em uma medida de reparação para com uma população que, historicamente, tem sido discriminada, segregada e excluída dos processos de inserção social. Nesse sentido, podemos afirmar que as Ações Afirmativas vêm se constituindo como um importante instrumento para a materialização da equidade na sociedade brasileira. O artigo está organizado em seis seções. Na primeira, discutiremos motivos pelos quais são necessárias as Políticas de Ações Afirmativas no Brasil. Na segunda, trataremos do método utilizado para a construção da pesquisa. Nas três seções seguintes apresentaremos os resultados do estudo no que tange às estratégias de acesso e permanência construídas pelos estudantes. A última consiste nas considerações finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Fipt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurso de Psicologiapt_BR
dc.subjectUFPelpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectCotistaspt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.titleAções Afirmativas, subjetividades e (re)existências: estudantes negros e negras cotistas no curso de psicologia da UFPEL.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR


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