Mostrar registro simples

dc.creatorD'Avila, Ox Sias
dc.date.accessioned2021-03-17T23:24:07Z
dc.date.available2021-03-17T23:24:07Z
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.citationD’AVILA, Ox Sias. Dimensões estratégicas das microcervejarias: Estudo de caso no Rio Grande do Sul. 160f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Faculdade de Administração e Turismo e da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7277
dc.description.abstractDuring the last years the Brazilian brewing sector has grown significantly and underwent some changes. These changes were accompanied by the emergence of new consumption habits and the appearance of differentiated products, exalting superior characteristics that allowed the development of a new segment of the market, the one of the special beers. Thus, a great number of microbreweries specialized in producing beers with a high degree of differentiation have settled in the country in recent years. The entry of new companies in this segment of the market promotes an increase in competition and makes it essential for managers to formulate a scope of strategies focused on competence to ensure the survival and competitiveness of their businesses. Rio Grande do Sul is one of the states with the largest number of these enterprises, around 25%. In this context, the present work aimed to access and evaluate the strategic preferences of managers of microbreweries in Rio Grande do Sul. For this purpose, the strategic model outlined by Keblan and Nickerson (2012) will be used. Set the competitive performance of the US specialty beer industry. Eight microbreweries were evaluated in the Anchieta neighborhood, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, through an open semi-structured questionnaire. A content analysis was performed with the information collected using Maxqda® software. Six strategic dimensions were identified, focusing on quality, production process management, product portfolio, logistics chain, marketing and sales. As a key result, microbreweries find it paramount in their business to expand the range of beer styles to reach the most critical customers and meet market demands. Also, it was observed as a conclusion of this study that the strategies determined in this study are mutually dependent and complementary.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGestão agroindustrialpt_BR
dc.subjectMicrocervejariapt_BR
dc.subjectCerveja especialpt_BR
dc.subjectMicrobreweriespt_BR
dc.subjectSpecialty beerpt_BR
dc.titleDimensões estratégicas das microcervejarias: estudo de caso no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeStrategic dimensions of microbreweries: Case of study in Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6424774055557465pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3217006602783838pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Canever, Mario Duarte
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9403954797583917pt_BR
dc.description.resumoDurante os últimos anos o setor cervejeiro brasileiro teve um crescimento significativo e sofreu algumas mudanças. Essas mudanças foram acompanhadas pela emergência de novos hábitos de consumo e pelo surgimento de produtos diferenciados, exaltando características superiores que propiciaram o desenvolvimento de um novo segmento de mercado, o das cervejas especiais. Assim, tem se instalado no país nos últimos anos, um grande número de microcervejarias especializadas em produzir cervejas com alto grau de diferenciação. A entrada de novas empresas nesse segmento de mercado promove o aumento da concorrência e torna fundamental que os gestores formulem um escopo de estratégias focado na competência para garantir a sobrevivência e a competividade aos seus negócios. O Rio Grande do Sul é um dos estados que conta com o maior número desses empreendimentos, cerca de 25%. Neste contexto o presente trabalho teve o intuito de acessar e avaliar as preferências estratégicas dos gestores das microcervejarias no Rio Grande do Sul. Para tal, far-se-á uso do modelo estratégico delineado por Keblan e Nickerson (2012), as quais em seu conjunto definem o desempenho competitivo da indústria de cervejas especiais norte-americana. Foram avaliadas oito microcervejarias no Bairro Anchieta, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul através de um questionário semi-estruturado aberto. Procedeu-se uma análise de conteúdo com as informações coletadas utilizando o software Maxqda®. Determinou-se seis dimensões estratégicas, com foco em qualidade, gestão do processo produtivo, portfólio de produtos, cadeia logística, marketing e vendas. Como resultado principal, as microcervejarias julgam ser primordiais aos seus negócios ampliar a oferta de estilos de cervejas para atingir os clientes mais críticos e atender as demandas de mercado. Também, observou-se como conclusão desse estudo que as estratégias determinadas nesse estudo são mutuamente dependentes e complementares.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Fabio Clasen


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples