Show simple item record

dc.creatorPereira, Otávio Ávila
dc.date.accessioned2021-03-16T01:39:04Z
dc.date.available2021-03-16T01:39:04Z
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationPereira, Otávio Ávila. A aula de Educação Física em foco: dilemas e desafios na atuação docente. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7267
dc.description.abstractIn the context of school Physical Education (PE) classes, pedagogical divestment and/or professional abandonment practices are conceived basically when the PE teacher in his pedagogical practice adopts an uncompromising posture, in many cases limiting itself to a mere material supplier. In this sense, this study aimed to explorate the pedagogical performance of PE teachers and the influencing and hindering factors identified by them mainly with regard to divestment practices. This is a qualitative, descriptive and exploratory study which is presented as a field study, being developed with PE teachers from the final years of elementary school of 8 municipal public institutions of Pelotas-RS. These were selected from the average of the last three basic education development indexes (IDEB), two with indexes above 4; four with indexes below 4 and above 3; two with indexes below 3. Semi-structured interviews with an average duration of 45 minutes were performed. It was observed that the phenomenon of pedagogical disinvestment and the practices resulting from it are now presented as a survival strategy in the system due to the teacher's working conditions and conflicting interpersonal relationships, sometimes as a pedagogical resource aiming to obtain greater student adherence in class. Thus, attention is paid to the need to adopt practices aimed at strengthening relationships between those involved in the school context, as well as the need for structural improvements, aiming to reduce the incidence of this phenomenon for the reasons identified in this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectDesinvestimento pedagógicopt_BR
dc.subjectAbandono profissionalpt_BR
dc.subjectFatores dificultadorespt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectPedagogical divestmentpt_BR
dc.subjectProfessional neglectpt_BR
dc.subjectHindering factorspt_BR
dc.titleA aula de Educação Física em foco: dilemas e desafios na atuação docentept_BR
dc.title.alternativePhysical Education class in focus: dilemas and challenges in teaching practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1678552189225870pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ilha, Franciele Roos da Silva
dc.description.resumoNo contexto das aulas de Educação Física (EF) escolar as práticas de desinvestimento pedagógico e/ou abandono profissional são concebidas basicamente quando o professor de EF em seu espaço de atuação pedagógica adota uma postura descompromissada, em muitos casos, limitando-se a um mero fornecedor de materiais. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo explorar a atuação pedagógica dos professores de EF e os fatores influenciadores e dificultadores por eles identificados no que diz respeito às práticas de desinvestimento pedagógico. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-exploratório o qual apresenta-se como um estudo de campo, sendo desenvolvido com professores de EF dos anos finais do ensino fundamental de 8 instituições públicas municipais de Pelotas-RS. Estas foram selecionadas a partir da média dos três últimos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), sendo duas com índices acima de 4; quatro com índices abaixo de 4 e acima de 3; duas com índices abaixo de 3. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duração média de 45 minutos. Observou-se que o fenômeno do desinvestimento pedagógico e as práticas decorrentes deste apresentam-se ora como estratégia de sobrevivência no sistema em função das condições de trabalho do docente e de relações interpessoais conflituosas, ora como recurso pedagógico visando obter maior adesão dos alunos nas aulas. Atenta-se, desta forma, para a necessidade de adoção de práticas que visem fortalecer as relações entre os envolvidos no contexto escolar, bem como a necessidade de melhorias estruturais, visando diminuir a incidência deste fenômeno pelos motivos identificados neste estudo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record