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O investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotas
dc.creator | Burkert, Fernanda do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T00:55:03Z | |
dc.date.available | 2020-03-14 | |
dc.date.available | 2021-03-16T00:55:03Z | |
dc.date.issued | 2020-09-17 | |
dc.identifier.citation | BURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7260 | |
dc.description.abstract | The objective of the master's thesis presented here is to understand the investment of students in the Geography Degree course at the Federal University of Pelotas (UFPel) in their academic trajectories to become teachers of Geography. Thus, based on concepts such as self-regulation and learning strategies, combined with studies on the social space and the initial training of Geography teachers, there is the central theme of the work. Research participants were students from the second and sixth semesters of the course. As a data collection strategy, focus groups, a socioeconomic questionnaire e the write of letters were conducted. In this way, it was possible to collect data on the greatest difficulties encountered within the course and what improvements they considered essential, as well as to understand how these students organized themselves to study. The analysis indicated that externa influences, such as those of the socioeconomic and socio-spatial environment, act on the learning process. It can be seen that there are anxious students, unhappy with the physical space of the course and with the curriculum. However, they are still willing to invest in training and do not show the desire to give up. Therefore, studying self-regulation and the use of learning strategies, focused on a given context, can be advantageous for understanding the reality of students, collaborating with their academic and personal performance and contributing to reflections on the training course. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.relation | BURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Espaço social | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Initial training of Geography teachers | pt_BR |
dc.subject | Social space | pt_BR |
dc.title | O investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.title.alternative | The academic investment in the geography degree course: self-regulation and learning strategies in the socio-spatial context of UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4921621976852831 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da dissertação de mestrado aqui apresentada é compreender o investimento dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em suas trajetórias acadêmicas para tornarem-se professores de Geografia. Assim, a partir de conceitos como a autorregulação e estratégias de aprendizagem, aliados a estudos sobre o espaço social e a formação inicial de professores de Geografia, tem-se a temática central do trabalho. Foram interlocutores da pesquisa alunos do segundo e sexto semestres do curso. Como estratégia de coleta de dados foram realizados grupos focais, um questionário socioeconômico e a escrita de cartas. Dessa forma, foi possível levantar dados sobre as maiores dificuldades encontradas dentro do curso e quais melhorias eles consideravam essenciais, bem como entender como esses alunos organizavam-se para estudar. A análise indicou que as influências externas, como as do ambiente socioeconômico e socioespacial, agem sobre o processo de aprendizagem. Pode-se perceber que há alunos ansiosos, descontentes com o espaço físico do curso e com o currículo. Entretanto, ainda se mostram com disposição para investir na formação e não demonstram vontade de desistir. Desse modo, estudar a autorregulação e o uso de estratégias de aprendizagem, focadas em um determinado contexto, pode ser vantajoso para a compreensão da realidade dos alunos, colaborar com seus desempenhos acadêmico e pessoal e contribuir em reflexões sobre o curso de formação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liz, Cristiane Dias |