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dc.creatorBurkert, Fernanda do Amaral
dc.date.accessioned2021-03-16T00:55:03Z
dc.date.available2020-03-14
dc.date.available2021-03-16T00:55:03Z
dc.date.issued2020-09-17
dc.identifier.citationBURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7260
dc.description.abstractThe objective of the master's thesis presented here is to understand the investment of students in the Geography Degree course at the Federal University of Pelotas (UFPel) in their academic trajectories to become teachers of Geography. Thus, based on concepts such as self-regulation and learning strategies, combined with studies on the social space and the initial training of Geography teachers, there is the central theme of the work. Research participants were students from the second and sixth semesters of the course. As a data collection strategy, focus groups, a socioeconomic questionnaire e the write of letters were conducted. In this way, it was possible to collect data on the greatest difficulties encountered within the course and what improvements they considered essential, as well as to understand how these students organized themselves to study. The analysis indicated that externa influences, such as those of the socioeconomic and socio-spatial environment, act on the learning process. It can be seen that there are anxious students, unhappy with the physical space of the course and with the curriculum. However, they are still willing to invest in training and do not show the desire to give up. Therefore, studying self-regulation and the use of learning strategies, focused on a given context, can be advantageous for understanding the reality of students, collaborating with their academic and personal performance and contributing to reflections on the training course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.relationBURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores de Geografiapt_BR
dc.subjectEspaço socialpt_BR
dc.subjectSelf-regulationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectInitial training of Geography teacherspt_BR
dc.subjectSocial spacept_BR
dc.titleO investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativeThe academic investment in the geography degree course: self-regulation and learning strategies in the socio-spatial context of UFPel.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4921621976852831pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974384756028670pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da dissertação de mestrado aqui apresentada é compreender o investimento dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em suas trajetórias acadêmicas para tornarem-se professores de Geografia. Assim, a partir de conceitos como a autorregulação e estratégias de aprendizagem, aliados a estudos sobre o espaço social e a formação inicial de professores de Geografia, tem-se a temática central do trabalho. Foram interlocutores da pesquisa alunos do segundo e sexto semestres do curso. Como estratégia de coleta de dados foram realizados grupos focais, um questionário socioeconômico e a escrita de cartas. Dessa forma, foi possível levantar dados sobre as maiores dificuldades encontradas dentro do curso e quais melhorias eles consideravam essenciais, bem como entender como esses alunos organizavam-se para estudar. A análise indicou que as influências externas, como as do ambiente socioeconômico e socioespacial, agem sobre o processo de aprendizagem. Pode-se perceber que há alunos ansiosos, descontentes com o espaço físico do curso e com o currículo. Entretanto, ainda se mostram com disposição para investir na formação e não demonstram vontade de desistir. Desse modo, estudar a autorregulação e o uso de estratégias de aprendizagem, focadas em um determinado contexto, pode ser vantajoso para a compreensão da realidade dos alunos, colaborar com seus desempenhos acadêmico e pessoal e contribuir em reflexões sobre o curso de formação.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBURKERT, Fernanda do Amaral. O investimento acadêmico no curso de Licenciatura em Geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da UFPel. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Liz, Cristiane Dias


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