dc.creator | Cibeira, Leon Flores | |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T12:00:31Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T12:00:31Z | |
dc.date.issued | 2019-08-26 | |
dc.identifier.citation | Cibeira, Leon Flores.Efeitos da ilusão visual na aprendizagem deuma tarefa adaptada de Fitts. 2019. 88p.Dissertação(Mestrado em Educação Física) –Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física,Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7256 | |
dc.description.abstract | Recent studies have shown that practicing motor tasks with visual illusions that make the perceived targetto be largerthan it really is, lead to improvements in performance and motor learning. The purpose of this research is to investigate the Ebbinghaus Illusion effects on the learning of a continuous task involvingprecision and speed inadolescentand underlying possible mechanisms ofsuch effects. The sample will be composed of 30 adolescents,randomly selected, allocated by gender and agein the different groups. Theparticipants willperform under differentvisual illusions relative to sizeperception. They’llbe divided into three groups:Large Target Perception (LTP)andSmall Target Perception (STP). The LTPgroup will practice on targets containing 11 small circles around a centralstandardcircle, creating the illusion of a larger target. The STP group will practice with 6large circles around a central circle, creatingthe illusion of a smaller target. The study will be composed ofa pre-test (without illusions),acquisition,retention,andtransfer phases. Questionnaires will be used to evaluate motivational aspects | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Ilusão visual | pt_BR |
dc.subject | Lei de Fitts | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Visual illusion | pt_BR |
dc.subject | Fitts's law | pt_BR |
dc.title | Efeitos da ilusão visual na aprendizagem de uma tarefa adaptada de Fitts | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects ofvisua lillusionin learning anadapted Fitts task | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8946659841475929 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos recentes têm demonstrado que praticar tarefas motoras com ilusões visuais que fazem o alvo ser percebido maior do que ele realmente é,resulta em maior competência percebida, desempenho e aprendizagem motora.O objetivo do presente estudo será investigar os efeitos da ilusão visual de Ebbinghaus na aprendizagem de uma tarefa contínua de velocidade e precisão, assim comopossíveis mecanismos subjacentes a tais efeitos. A amostra será composta por30 adolescentes selecionados aleatoriamente, equiparados por sexo e idade. Os participantes irão realizar uma tarefa adaptada de Fitts, contendo ilusões visuais de contrastes de tamanho, divididos em dois grupos: Percepção de Alvo Grande (PAG)ePercepção de Alvo Pequeno (PAP). Para provocar a ilusão dos alvos, o grupo PAG irá praticar em alvos contendo 11 pequenos círculos ao redor de um círculo central, criando a ilusão de alvo maior. Já o grupo PAP irá praticar com uma ilusão contendo 6grandes círculos ao redor de um círculo central, provocando a ilusão de alvo menor. O estudo iniciará com um pré-teste (semilusão) e será dividido posteriormente em três fases: fase de aquisição e fasesde retenção e transferência, realizadas 24 horas depois. Questionários serão utilizados para avaliar aspectos motivacionais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | |