dc.creator | Pereira, Lucas Pessoa | |
dc.creator | Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa | |
dc.creator | Penkala, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T15:40:43Z | |
dc.date.available | 2021-03-09T15:40:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Lucas Pessoa ; WEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa ; PENKALA, Ana Paula . A arte e o ofício da tipografia medieval: uma análise do imaginário de época no design do audiovisual contemporâneo. In: Lopes, Aristeu Elisandro Machado ; Silva, Daniele Gallindo Gonçalves ; Faria, Mônica Lima de (Org.). Comunicação e cultura midiática: diálogos interdisciplinares. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2017, p. 303-333. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7233 | |
dc.description.abstract | Este capítulo é um recorte da dissertação de mestrado defendida em 14 de julho de 2016 no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, com o título de “A identidade visual gráfica no audiovisual contemporâneo: Apropriações da visualidade medieval em: O
Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft”. O é resultado de uma observação da existência de uma recorrência temática e estética do imaginário medieval em produções audiovisuais
contemporâneas. A partir dessa constatação, definiu-se como proposta de pesquisa a compreensão de como esse imaginário é apropriado e traduzido visualmente por essas produções via direção de arte e design de identidade visual, com ênfase no que aqui é chamado de identidade visual gráfica. Para tanto, realizaram se estudos de trajetória histórica e constituição social da Idade Média, mapeamentos de cultura material e cultura visual na história da arte medieval, relações entre práticas medievais de trabalho e práticas contemporâneas de design, estabelecimento de figuras e formas do medievo, conforme metodologia proposta por Omar Calabrese (1987), mapeamentos de representações do medieval no contemporâneo e, finalmente, análises específicas do universo empírico da pesquisa. Para o presente capítulo, fez-se o recorte das análises tipográficas presentes no trabalho original. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Fi | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte medieval | pt_BR |
dc.subject | Tipografia medieval | pt_BR |
dc.subject | Design audiovisual contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Identidade visual | pt_BR |
dc.title | A arte e o ofício da tipografia medieval: uma análise do imaginário de época no design do audiovisual contemporâneo. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |