Mostrar el registro sencillo del ítem
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
dc.creator | Falkembach, Maria Fonseca | |
dc.creator | Icle, Gilberto | |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T10:44:07Z | |
dc.date.available | 2021-03-03T10:44:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204 | |
dc.description.abstract | Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Unicamp | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Rudolf Laban | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Movement | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Danza | pt_BR |
dc.subject | Escuela | pt_BR |
dc.subject | Movimiento | pt_BR |
dc.subject | Cuerpo | pt_BR |
dc.title | Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. | pt_BR |
dc.title.alternative | Three subjectivation technologies to think dance education in schools. | pt_BR |
dc.title.alternative | Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Dança: Artigos avaliados por pares [46]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Dança