Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFalkembach, Maria Fonseca
dc.creatorIcle, Gilberto
dc.date.accessioned2021-03-03T10:44:07Z
dc.date.available2021-03-03T10:44:07Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationFALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204
dc.description.abstractEste texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUnicamppt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectRudolf Labanpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectDanzapt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectMovimientopt_BR
dc.subjectCuerpopt_BR
dc.titleTrês tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.pt_BR
dc.title.alternativeThree subjectivation technologies to think dance education in schools.pt_BR
dc.title.alternativeTres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem