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dc.creatorPereira, Karina Ávila
dc.creatorRaugust, Mayara Bataglin
dc.date.accessioned2021-03-03T10:41:55Z
dc.date.available2021-03-03T10:41:55Z
dc.date.issued2020-12
dc.identifier.citationPEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199
dc.description.abstractO artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPUCPRpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleIncursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.pt_BR
dc.title.alternativeImplications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses.pt_BR
dc.title.alternativeIncursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03


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