Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Antônio Maurício Medeiros
dc.contributor.authorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.date.accessioned2021-03-02T15:20:38Z
dc.date.available2021-03-02T15:20:38Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-9576
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleLiteratura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docentept_BR
dc.title.alternativeCHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHERpt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples