dc.contributor.author | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |
dc.contributor.author | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:20:38Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:20:38Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-9576 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos
foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo
identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor
posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção
de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos
relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a
partir da integração das áreas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente | pt_BR |
dc.title.alternative | CHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHER | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |