dc.description.abstract | Partindo do estudo da instauração
cênica “Corpo Livre”, do CRUOR Arte
Contemporânea, coligação de prática da cena
do Núcleo de Pesquisas em Artes Cênicas e
Espetaculares da UFRN; a seguinte pesquisa
tem como proposta levantar indagações
sobre o uso do corpo nu na arte quando este
é tratado como ofensivo pela sociedade. O
artista é bombardeado por padrões sociais
constantemente que buscam determinar o que
o corpo, objeto de criação artística, pode ou não
fazer. A nudez, por exemplo, é cercada pelas
normas que a tratam como ofensiva, proibindo-a
e criminalizando-a. Na cidade de Natal, Rio
Grande do Norte, uma bailarina que realizou
uma apresentação estando nua no teatro e sua
nudez foi tratada como ofensiva resultando em
sua expulsão do teatro. Esse ato de opressão
mobilizou a coligação artística Cruor Arte
Contemporânea dando origem a instauração
cênica “Corpo Livre”, que propõe levantar
questionamentos sobre a opressão social
perante o corpo nu na arte. Porém a obra em
questão realizou uma apresentação na frente
da biblioteca Zila Mamede, na UFRN, em um
congresso de antropologia e esta apresentação
resultou em um processo administrativo. Por
meio da análise dessa obra e do processo,
buscamos entender e defender a ideia de
que espaços públicos da universidade podem
apresentar espetáculos com nudez com uma
finalidade cultural de acordo com sua proposta
de criação, isto faz com que o desnudamento
apresentado não seja algo desnecessário
ou algo criado para afrontar a ordem e moral
pública. | pt_BR |