dc.creator | Vitale, Claudio Horácio | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:16:14Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:16:14Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | VITALE, C. H. Gradação visual na música micropolifônica de György Ligeti. ouvirOUver, v. 12, n. 2, p. 390-405, 16 dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/33645. Acesso em: 1 de março de 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7154 | |
dc.description.abstract | Neste artigo estudamos aspectos da música micropolifônica de György Ligeti. Tratamos da construção rítmica e harmônica, da técnica da talea e do cânone em Lux Aeterna, dos limiares da percepção e dos processos de evolução progressiva do tempo. Estabelecemos correspondências entre a gradação visual e a gradação sonora tomando como ponto de partida as reflexões desenvolvidas por Wicius Wong na área do desenho gráfico. Este tipo de análise traz à tona as semelhanças entre imagens e sons que o próprio compositor comenta em escritos e entrevistas. A ilusão, própria da gradação, é um dos efeitos causados tanto pelas obras de arte de artistas como Escher ou Klee, quanto pelas obras do próprio compositor. Concluímos que, ao representarmos visualmente processos musicais observamos comportamentos semelhantes; podemos "ouvir" as transformações progressivas de um desenho, como "ver" a construção gradual de uma música. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFU | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | György Ligeti | pt_BR |
dc.subject | Gradação | pt_BR |
dc.subject | Lux Aeterna | pt_BR |
dc.subject | Ilusão | pt_BR |
dc.title | Gradação visual na música micropolifônica de György Ligeti. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-11 | |