dc.creator | Campello, Ronaldo Luís Goulart | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-16T23:48:09Z | |
dc.date.available | 2021-02-16T23:48:09Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CAMPELLO, R. L. G. ; SILVA, U. R. . Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-Cartógrafo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, p. 1093-1105, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1093. Acesso em: 12 de fev. de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7049 | |
dc.description.abstract | Histórico do artigo:Submetido em: 18/12/2018–Aceito em: 08/03/20191RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e SociedadeRevista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and SocietyV. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1093| claec.org/relacult| e-ISSN: 2525-7870 Processos De Subjetivação De Professor-Andarilho-CartógrafoProcesos De Subjetivación De Profesor-Andarilho-CartógrafoTeacher-Walker-Map Maker Subjectivation ProcessesRonaldo Luis GoulartCampello1Ursula Rosa da Silva2ResumoEste texto surge a partir de uma atividade docente que se tornou projeto de extensão/pesquisa e que resultou na dissertação de mestrado realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense –IFSUL -campus Pelotas, hoje esta proposta de pesquisa é pensada no programa de pós-graduação –Mestrado –em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas –UFPEL, busca articular uma escrita cartográfica, que pensa os processos de formação de um professor-pesquisador-poeta-andarilho que tem no uso das palavras instrumentos para vir a ser... Esta em devir, e debruça sobre uma prática de escrita muito antiga, cartas epistolares. O exercício manuscrito desta forma textual surge como uma prática de ensino, com a intenção de amenizar as dificuldades de aprendizagem com a leitura e a escrita, e à medida que esta pesquisa se produzia passamos a tratar tal exercício como processo de formação mais amplo, compreendendo a escrita como uma prática capaz de reinvenção de modos de pensar e ser. Errar a palavra e torná-la outra, é um cuidado. Autores como Deleuze e Guattari, Foucault e Larrosa, dão suporte ao campo problemático desta pesquisa que se faz em meio ao método cartográfico, onde ler, escrever, experimentar são vistos como processos de formação e criação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | CLAEC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Cartas epistolares | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Formación | pt_BR |
dc.subject | La experiencia | pt_BR |
dc.subject | Cartografía | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Letter letters | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.title | Processos de Subjetivação de Professor-Andarilho-Cartógrafo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Procesos de Subjetivación de Profesor-Andarilho-Cartógrafo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher-Walker-Map Maker Subjectivation Processes. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1093 | |