| dc.identifier.citation | MEIRA, M. R.; SILVA, U. R.. Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos. Visualidades (UFG), v. 11, p. 37-57, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/article/view/30684. Acesso em: 12 de fev. de 2021. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O ensino da arte nas escolas enfrenta uma provocação instigante, para o professor, a saber: como trabalhar as questões e as imagens do cotidiano. A Cultura Visual pode, no campo da arte, apontar para uma aproximação entre a vida, com seus paradoxos, o cotidiano, com seus hibridismos, e a escola, com seus desafios. No encaminhamento de uma reflexão para as possibilidades deste ensino, trazemos a contribuição de autores como Merleau-Ponty, Nicolas Bourriaud, Michel Maffesoli, e ainda, Edgar Morin, que baliza a necessidade de um pensamento complexo para pensar uma realidade complexa, de entrecruzamento de fronteiras, hibridismos, incertezas e contradições que, por isto mesmo, permite diálogos fecundos entre a Arte, a Educação e a Cultura. | pt_BR |