Mostrar el registro sencillo del ítem
Restauração de uma pintura sacra equatoriana como preservação da memória e difusão da tradição
dc.contributor.author | Gama, Isis Fófano | |
dc.contributor.author | Bachettini, Andréa Lacerda | |
dc.contributor.author | Scolari, Keli Cristina | |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T15:20:30Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T15:20:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | GAMA, Isis Fófano; BACHETTINI, Andréa Lacerda; SCOLARI, Keli Cristina. Restauração de uma pintura sacra equatoriana como preservação da memória e difusão da tradição. In: BACHETINI, Andréa Lacerda; BOJANOVSKI, Silvana de Fátima (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2020. Pelotas: UFPel, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-6298 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7028 | |
dc.description.abstract | O presente artigo trata da restauração da pintura La Niña Maria de Jerusalén, uma representação mariana de devoção equatoriana, do povoado de San Miguelito. A obra chegou a Pelotas por meio de aquisição de um acervo particular, de um colecionador de obras com a temática religiosa católica. Apresentava estrutura material fragilizada, aderida a um suporte rígido, o que prejudicava ainda mais o suporte original e camada pictórica. A metodologia foi baseada em estudos sobre a evocação iconográfica, nos materiais constitutivos da obra, revisão bibliográfica sobre devoção da Virgem, tratados de pintura e conservação e restauração de pinturas. Foram realizados procedimentos fotográficos documentais, exames organolépticos e de fluorescência induzida por radiação ultravioleta, identificação do suporte original, diagnóstico e proposta de intervenção. Após a aprovação do proprietário foram realizados os procedimentos restaurativos respeitando aspectos técnico/científico e estéticos da obra. A importância da restauração dessa pintura de origem equatoriana colabora com a preservação da memória e difusão do culto para outras culturas. Posteriormente a obra fará parte de uma exposição, reunindo o acervo sacro restaurado pelos laboratórios do curso de Bacharelado de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Restauração | pt_BR |
dc.subject | La Ninã Maria de Jerusalén | pt_BR |
dc.subject | Pintura de cavalete | pt_BR |
dc.subject | Arte sacra equatoriana | pt_BR |
dc.title | Restauração de uma pintura sacra equatoriana como preservação da memória e difusão da tradição | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |