Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFrison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.creatorLeite, Vanessa Caldeira
dc.creatorBarcellos, Cátia Simone Ribeiro
dc.date.accessioned2021-01-28T22:57:20Z
dc.date.available2021-01-28T22:57:20Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationFRISON, L. M. B.; LEITE, V. C.; RIBEIRO BARCELLOS, C. S. Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID). Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 519–532, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v3i2.123. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/123. Acesso em: 28 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6931
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo explicitar a complexa dinâmica da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos em escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As ações interdisciplinares foram planejadas semanalmente, sob a orientação de um coordenador de área nas escolas em que o Pibid atua, com a presença dos supervisores e alunos bolsistas do Pibid de iniciação à docência pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Como metodologia foram realizadas visitas in loco nas escolas, durante as quais coletamos dados com o grupo interdisciplinar, realizamos observações sobre o processo de elaboração do projeto e coletamos avaliações do que já fora realizado, além de pesquisar os relatórios elaborados pelos grupos. Constatamos que muitas foram as diferenças e similaridades entre os grupos organizados em cada escola, bem como, as dificuldades e obstáculos encontrados ao longo do processo. Inferimos que o trabalho coletivo, sob a lógica interdisciplinar, tem causado grande impacto na formação inicial, promovendo um novo olhar sobre os processos de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSCARpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.subjectInitiation to teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectInitial and continuing educationpt_BR
dc.titlePercurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID.pt_BR
dc.title.alternativeInitial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.123


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem