Mostrar registro simples

dc.creatorGarcia, Maria Manuela Alves
dc.creatorFonseca, Márcia Souza da
dc.creatorLeite, Vanessa Caldeira
dc.date.accessioned2021-01-28T22:57:08Z
dc.date.available2021-01-28T22:57:08Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationGARCIA, Maria Manuela Alves; FONSECA, Márcia Souza da; LEITE, Vanessa Caldeira. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 29, n. 3, p. 233-264, set. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000300010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6930
dc.description.abstractEste artigo discute a relação teoria e prática nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica, no início da década de 2000. Tem como fonte de dados a legislação curricular que instituiu a reforma e os Projetos Pedagógicos de quatro cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais). A partir dos estudos de Michel Foucault sobre a governamentalidade e a ética e de estudos sobre as políticas educacionais e curriculares contemporâneas, mostra os efeitos da nova matriz curricular nos currículos dos cursos investigados. O estudo demonstra que a política oficial reforça o pragmatismo na educação de professores e problematiza a prática como tecnologia do eu docente implicada na formação de um professor prático-reflexivo, em uma visão reducionista das competências e habilidades docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectSyllabuspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTheory and practicept_BR
dc.titleTeoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente.pt_BR
dc.title.alternativeTheory and practice in teacher training: practice as technology for the selfteacher.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000300010


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples