Mostrar el registro sencillo del ítem
Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente.
dc.creator | Garcia, Maria Manuela Alves | |
dc.creator | Fonseca, Márcia Souza da | |
dc.creator | Leite, Vanessa Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T22:57:08Z | |
dc.date.available | 2021-01-28T22:57:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Maria Manuela Alves; FONSECA, Márcia Souza da; LEITE, Vanessa Caldeira. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 29, n. 3, p. 233-264, set. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 jan. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000300010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6930 | |
dc.description.abstract | Este artigo discute a relação teoria e prática nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica, no início da década de 2000. Tem como fonte de dados a legislação curricular que instituiu a reforma e os Projetos Pedagógicos de quatro cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais). A partir dos estudos de Michel Foucault sobre a governamentalidade e a ética e de estudos sobre as políticas educacionais e curriculares contemporâneas, mostra os efeitos da nova matriz curricular nos currículos dos cursos investigados. O estudo demonstra que a política oficial reforça o pragmatismo na educação de professores e problematiza a prática como tecnologia do eu docente implicada na formação de um professor prático-reflexivo, em uma visão reducionista das competências e habilidades docentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Scielo | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Syllabus | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Theory and practice | pt_BR |
dc.title | Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. | pt_BR |
dc.title.alternative | Theory and practice in teacher training: practice as technology for the selfteacher. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000300010 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Teatro: Artigos avaliados por pares [7]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Teatro