Mostrar el registro sencillo del ítem
O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico.
dc.creator | Silveira, Fabiane Tejada da | |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T22:56:54Z | |
dc.date.available | 2021-01-28T22:56:54Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Fabiane Tejada da. O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico. In: 30ª Reuniao ANPED. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-2860--Int.pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6929 | |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. O estudo é resultado de uma pesquisa de mestrado na área de educação. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. A discussão teórica apresentada sugere que a prática – pedagógica realizada com o jogo teatral na escola, pode permitir o diálogo, a interação grupal e a produção coletiva de conhecimentos. Portanto, este texto faz um recorte que pretende demonstrar que a metodologia do jogo teatral é uma das formas de a escola possibilitar ao aluno construir-se como pessoa autônoma, capaz de entender-se como sujeito histórico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | ANPEd | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Jogo teatral | pt_BR |
dc.subject | Teatro-Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos teatrais na escola | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas emancipatórias | pt_BR |
dc.subject | Construção do sujeito-histórico | pt_BR |
dc.title | O jogo teatral na escola: reflexões sobre uma prática pedagógica emancipatória e suas contribuições para construção do sujeito histórico. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Teatro: Trabalhos em eventos [1]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Teatro