Show simple item record

dc.creatorSopeña, Renata Lopes
dc.date.accessioned2021-01-18T13:01:22Z
dc.date.available2020-01-16
dc.date.available2021-01-18T13:01:22Z
dc.date.issued2020-10-15
dc.identifier.citationSOPEÑA, Renata Lopes. Práticas lúdico/pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6871
dc.description.abstract“Ludic Pedagogical Practices of two art/educators in Pelotas/RS” comprises this research developed around practices centered on the ludic as instigating dynamics of enjoying, reflecting and doing art. The methodological approach follows a bibliographical and documentary research based on a case study that focuses on the two selected teachers: Luciana Leitão and Rita Patrícia De Laforet. The motivation focuses on the educational relationships that are established between art, games and play, as well as the rescue of the processes of important trajectories for the formation and development of the teaching of Art in Pelotas. The dissertation was organized in order to construct an overview of the ludic and its role in education and art, presenting concepts, contributions to child development, teaching and training practices. The discussion is supported by reference authors such as Huizinga (2000), Luckesi (2002; 2005; 2015), Duarte Jr (1981; 2006; 2011), Kishimoto (1997; 1999; 2008; 2014), Meira (2003; 2010), Ferraz and Fusari (2009), among others. The teacher’s reports, their working documents, the contributions of their students, photographs and illustrations are presented and questioned to highlight the differential of their practices in the training of students and future art professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectArte/educadoraspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectArt / Educatorspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.titlePráticas lúdico/pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2953850989800460pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6259571036663263pt_BR
dc.description.resumoPráticas Lúdico/Pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS compreende a pesquisa desenvolvida em torno de práticas centradas no lúdico como dinâmica instigadora do fruir, refletir e do fazer artístico. A abordagem metodológica segue por uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de estudo de caso que se detém sobre as duas professoras selecionadas: Luciana Leitão e Rita Patrícia De Laforet. A motivação incide sobre as relações educacionais que se estabelecem entre arte, jogos e brincadeiras, bem como no resgate dos processos de trajetórias importantes para a formação e desenvolvimento do ensino da Arte em Pelotas. A dissertação foi organizada de forma a construir um panorama sobre o lúdico e seu papel na educação e na arte, apresentando conceitos, contribuições para o desenvolvimento infantil, práticas de ensino e formação. A discussão se apoia em autores referenciais como Huizinga (2000), Luckesi (2002; 2005; 2015), Duarte Jr (1981; 2006; 2011), Kishimoto (1997; 1999; 2008; 2014), Meira (2003; 2010), Ferraz e Fusari (2009) entre outros e outras. Os relatos das professoras, seus documentos de trabalho, as contribuições de alunos, fotografias e ilustrações são apresentadas e problematizadas para evidenciar o diferencial de suas práticas na formação de alunos e futuros profissionais da arte.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSOPEÑA, Renata Lopes. Práticas lúdico/pedagógicas de duas arte/educadoras de Pelotas/RS. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Senna, Nádia da Cruz


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record