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dc.creatorPaiva, Pedro de Freitas Pereira
dc.date.accessioned2021-01-15T21:09:35Z
dc.date.available2020-01-14
dc.date.available2021-01-15T21:09:35Z
dc.date.issued2020-11-12
dc.identifier.citationPAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869
dc.description.abstractThis research addresses my artistic production, of which operations are based on the transit between the sculptural and etching languages in an expanded field. The sculpture I operate unfolds in the passage of entropic material, fed by the movements of time in an environmental situation. This passage of matter sometimes produces vestiges, traces of evidence, which I work in search for a retention through the tensioning of two operating principles of etching. Thus, in the present study, I seek to develop relations between matter and memory based on the concept of duration, developed by the philosopher Henri Bergson, as on the thermodynamic concept of entropy through the production of the american artist Robert Smithson. In addition, I develop this research oriented by the operatory principles indifferenciation, ruination and ruin, as well as containment, so that I also propose approaches with works by artists as Nuno Ramos, in his sculptural and literary production; Brígida Baltar, in her operations of passages of matter; Daniel Senise, through his Shrouds and Hans Haacke, in his environmental systems, among others. Also, to investigate the relationship between the vestige and its event, I seek the help of the concept of symptom, developed by the historian of images Georges Didi-Huberman, as well as the concept of formless, developed by the french writer Georges Bataille. In addition, this research unfolds on the matter’s tension in its dynamic and critical situation, whose trace produced is witness of its passage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectMatériapt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectRuínapt_BR
dc.subjectContemporary Artpt_BR
dc.subjectSculpturept_BR
dc.subjectMatterpt_BR
dc.subjectEntropypt_BR
dc.subjectRuinpt_BR
dc.titleEmergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígiospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4340412030180929pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5190056584291355pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesPAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Gabriela Kremer da


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