Mostrar el registro sencillo del ítem
Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios
dc.creator | Paiva, Pedro de Freitas Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T21:09:35Z | |
dc.date.available | 2020-01-14 | |
dc.date.available | 2021-01-15T21:09:35Z | |
dc.date.issued | 2020-11-12 | |
dc.identifier.citation | PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6869 | |
dc.description.abstract | This research addresses my artistic production, of which operations are based on the transit between the sculptural and etching languages in an expanded field. The sculpture I operate unfolds in the passage of entropic material, fed by the movements of time in an environmental situation. This passage of matter sometimes produces vestiges, traces of evidence, which I work in search for a retention through the tensioning of two operating principles of etching. Thus, in the present study, I seek to develop relations between matter and memory based on the concept of duration, developed by the philosopher Henri Bergson, as on the thermodynamic concept of entropy through the production of the american artist Robert Smithson. In addition, I develop this research oriented by the operatory principles indifferenciation, ruination and ruin, as well as containment, so that I also propose approaches with works by artists as Nuno Ramos, in his sculptural and literary production; Brígida Baltar, in her operations of passages of matter; Daniel Senise, through his Shrouds and Hans Haacke, in his environmental systems, among others. Also, to investigate the relationship between the vestige and its event, I seek the help of the concept of symptom, developed by the historian of images Georges Didi-Huberman, as well as the concept of formless, developed by the french writer Georges Bataille. In addition, this research unfolds on the matter’s tension in its dynamic and critical situation, whose trace produced is witness of its passage. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Matéria | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.subject | Ruína | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Art | pt_BR |
dc.subject | Sculpture | pt_BR |
dc.subject | Matter | pt_BR |
dc.subject | Entropy | pt_BR |
dc.subject | Ruin | pt_BR |
dc.title | Emergências da matéria: a escultura em trânsito e seus vestígios | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4340412030180929 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5190056584291355 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman, bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Motta, Gabriela Kremer da |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.