Mostrar registro simples

dc.creatorCorrêa, Marina Crespo
dc.date.accessioned2020-11-26T13:50:39Z
dc.date.available2020-12-23
dc.date.available2020-11-26T13:50:39Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.identifier.citationCORRÊA, Marina Crespo. A educação em saúde e o ensino de ciências e biologia no contexto de Escolas Públicas de Cristal/RS, 2020. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6648
dc.description.abstractThis research aims to analise how Municipal and State schools teachers of the Cristal-RS Municipality have been working on health education in elementary and high school, what is the importance of this topic 􀂳health education in classroom􀂴 and how teacher􀂶s consider its atuation in Schools, taking into account their performance, whether initial or continuing. The sample consisted of 5 teachers, 3 of which were science teachers (elementary school), with 1 connected to the Municipal network and 2 to the State network. In the biology area (high school), there are 2 teachers, both connected to the State. Questionnaire was applied including closed-ended and open-ended questions. Data were evaluated qualitatively through descriptive analysis based on the authors who corroborate the study. Teachers demonstrated knowledge about the theme despite little training to work on Health Education themes in the classroom, but they consider this theme very important, relating the improvement of quality of life, to actions they develop in the classroom class. Health education guarantees students to make healthier choices in their lives. Development of joint actions uniting the school, family, community and teachers gives good results and also seeks to relate content to the students' daily lives. Even with the lack of training, little support from the school, absence of much time, they develop health education, highlighting the role of the teacher in changing healthy habits and attitudes and the need to always review their pedagogical practices. The analyzes indicate that the discussion about the role of the Science and Biology teacher as a health educator in the School is necessary and urgent, and that it is essential to debate this aspect in the training and performance of these professionals.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectScience and biology teachingpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.titleA educação em saúde e o ensino de ciências e biologia no contexto de Escolas Públicas de Cristal/RS.pt_BR
dc.title.alternativeHealth education and science and biology teaching in the context of Cristal Public Schools/RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9334035755807465pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3025226898731035pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar como os professores das Escolas Municipais e Estaduais do Município de Cristal-RS têm trabalhado a educação em saúde no ensino fundamental e médio, qual a importância desse tema educação em saúde na sala de aula e como os professores consideram sua atuação na Escola, levando em consideração sua formação, seja ela inicial ou continuada. A amostra foi constituída por 5 professores, sendo 3 docentes de ciências (ensino fundamental), estando 1 ligado a rede Municipal e 2 a rede Estadual. Na área de biologia (ensino médio), são 2 docentes, ambos ligados ao Estado. Como coleta de dados, foi aplicado um questionário aos 5 professores, incluiundo questões objetivas e abertas. Os dados foram avaliados de forma qualitativa por meio da análise descritiva com base nos autores que corroboram o estudo. Em suas respostas, os professores demonstraram ter conhecimento sobre a temática apesar da pouca formação para trabalhar temas de Educação em Saúde em sala de aula, porém consideram esse tema muito importante, relacionando a melhora da qualidade de vida, a ações que desenvolvem em sala de aula, que a educação em saúde garante aos alunos fazer escolhas mais saudáveis em suas vidas, que o desenvolvimento de ações conjuntas unindo a escola, família, comunidade e professores dão bons resultados e também buscam relacionar conteúdos com o dia-a-dia dos alunos. Mesmo com a falta de formação, pouco apoio da escola, ausência de muito tempo, eles desenvolvem a educação em saúde, salientando o papel do professor na mudança de hábitos e atitudes saudáveis e a necessidade de sempre rever suas práticas pedagógicas. As análises indicam que a discussão sobre o papel do professor Ciências e Biologia como educador em saúde na Escola é necessária e urgente, e que é essencial debater tal aspecto na formação e atuação desses profissionais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gil, Robledo Lima


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples