dc.creator | Corrêa, Marina Crespo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T13:50:39Z | |
dc.date.available | 2020-12-23 | |
dc.date.available | 2020-11-26T13:50:39Z | |
dc.date.issued | 2020-09-11 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Marina Crespo. A educação em saúde e o ensino de ciências e biologia no contexto de Escolas Públicas de Cristal/RS, 2020. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6648 | |
dc.description.abstract | This research aims to analise how Municipal and State schools teachers of the
Cristal-RS Municipality have been working on health education in elementary
and high school, what is the importance of this topic health education in
classroom and how teachers consider its atuation in Schools, taking into
account their performance, whether initial or continuing. The sample consisted
of 5 teachers, 3 of which were science teachers (elementary school), with 1
connected to the Municipal network and 2 to the State network. In the biology
area (high school), there are 2 teachers, both connected to the State.
Questionnaire was applied including closed-ended and open-ended questions.
Data were evaluated qualitatively through descriptive analysis based on the
authors who corroborate the study. Teachers demonstrated knowledge about
the theme despite little training to work on Health Education themes in the
classroom, but they consider this theme very important, relating the
improvement of quality of life, to actions they develop in the classroom class.
Health education guarantees students to make healthier choices in their lives.
Development of joint actions uniting the school, family, community and teachers
gives good results and also seeks to relate content to the students' daily lives.
Even with the lack of training, little support from the school, absence of much
time, they develop health education, highlighting the role of the teacher in
changing healthy habits and attitudes and the need to always review their
pedagogical practices. The analyzes indicate that the discussion about the role
of the Science and Biology teacher as a health educator in the School is
necessary and urgent, and that it is essential to debate this aspect in the
training and performance of these professionals. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências e biologia | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | Science and biology teaching | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.title | A educação em saúde e o ensino de ciências e biologia no contexto de Escolas Públicas de Cristal/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Health education and science and biology teaching in the context of Cristal Public Schools/RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9334035755807465 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3025226898731035 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os professores das Escolas Municipais e Estaduais do Município de Cristal-RS têm trabalhado a educação em saúde no ensino fundamental e médio, qual a importância desse tema educação em saúde na sala de aula e como os professores consideram sua
atuação na Escola, levando em consideração sua formação, seja ela inicial ou continuada. A amostra foi constituída por 5 professores, sendo 3 docentes de ciências (ensino fundamental), estando 1 ligado a rede Municipal e 2 a rede Estadual. Na área de biologia (ensino médio), são 2 docentes, ambos ligados ao Estado. Como coleta de dados, foi aplicado um questionário aos 5 professores, incluiundo questões objetivas e abertas. Os dados foram avaliados de forma qualitativa por meio da análise descritiva com base nos autores que corroboram o estudo. Em suas respostas, os professores
demonstraram ter conhecimento sobre a temática apesar da pouca formação para trabalhar temas de Educação em Saúde em sala de aula, porém consideram esse tema muito importante, relacionando a melhora da qualidade de vida, a ações que desenvolvem em sala de aula, que a educação em saúde
garante aos alunos fazer escolhas mais saudáveis em suas vidas, que o desenvolvimento de ações conjuntas unindo a escola, família, comunidade e professores dão bons resultados e também buscam relacionar conteúdos com o dia-a-dia dos alunos. Mesmo com a falta de formação, pouco apoio da
escola, ausência de muito tempo, eles desenvolvem a educação em saúde, salientando o papel do professor na mudança de hábitos e atitudes saudáveis e a necessidade de sempre rever suas práticas pedagógicas. As análises indicam que a discussão sobre o papel do professor Ciências e Biologia como educador em saúde na Escola é necessária e urgente, e que é essencial debater tal aspecto na formação e atuação desses profissionais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Robledo Lima | |