Show simple item record

dc.creatorNogueira, José Carlos Brod
dc.date.accessioned2020-09-16T17:07:37Z
dc.date.available2020-09-11
dc.date.available2020-09-16T17:07:37Z
dc.date.issued2014-04-26
dc.identifier.citationNOGUEIRA, José Carlos Brod. Do Físico ao Digital: mudanças no pensar e fazer a obra. 2014. 235f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6515
dc.description.abstractThe research project “From Physical to Digital: changes in thinking and doing the work” developed by me in the Master of Arts in UFPel, focuses on the creative processes within the production of a series of images generated from an array/x-ray scanned and manipulated in graphics program. Interests to the project identify features, connections, and breaks for the design and production processes of these works in relation to previous production, considering the passage from physical to digital. Knowing that with the use of computer imaging in series can be amplified for runtime and possibilities of variations; considering the possibility to save each image generated and preserve it as array; some questions are: To dispense with the need to imagine the result of each action, the creative process changes? If the perception is privileged in the creative process, this becomes more focused on sensitivity? To give an account of these and others questions, drew up a qualitative methodology, including the mapping of production research, theoretical and artistic referential, poetic and reflective production, registration and documentation of the process. The results observed indicate the differences in the way they think about the works. As you can see the next step, the perception is privileged in relation to imagination, the ability to “find” the best solutions is emphasized as a function of access to them, the possibility of “error” is minimized and there is an investment toward visual complexity.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectVariaçãopt_BR
dc.subjectDigital artpt_BR
dc.subjectCreative processespt_BR
dc.subjectImaginationpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectVariationpt_BR
dc.titleDo Físico ao Digital: mudanças no pensar e fazer a obra.pt_BR
dc.title.alternativeFrom Physical to Digital: changes in thinking and doing the work.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6727548438612843pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6259571036663263pt_BR
dc.description.resumoO projeto de pesquisa “Do Físico ao Digital: mudanças no pensar e fazer a obra” desenvolvido junto ao Mestrado em Artes, na UFPel, enfoca os processos criativos compreendidos na produção de uma série de imagens geradas a partir de uma matriz/radiografia digitalizada e manipulada em programa gráfico. Interessa ao projeto identificar características, conexões e rupturas referentes aos processos de concepção e produção dessas obras em relação à produção anterior, considerando a passagem do físico para o digital. Sabendo-se que com o uso do computador a geração de imagens em séries pode ser amplificada em relação a tempo de execução e possibilidades de variações; considerando ainda, a possibilidade de salvar cada imagem gerada e preservá-la também como matriz; algumas questões se impõem: Ao prescindir da necessidade de imaginar o resultado de cada ação, o processo criativo se modifica? Se a percepção é privilegiada no processo criativo, este se torna mais enfocado na sensibilidade? Para dar conta destas e outras questões, desenhou-se uma metodologia de natureza qualitativa, compreendendo o mapeamento da produção, pesquisa de referenciais teórico/artísticos, produção poética e reflexiva, registro e documentação do processo. Os resultados observados apontam para as diferenças na maneira de pensar o trabalho. Como é possível visualizar o próximo passo, a percepção é privilegiada em relação à imaginação, a capacidade para “achar” as melhores soluções é enfatizada em função do acesso a elas, a possibilidade do “erro” é minimizada e há um investimento em direção a complexidade visual.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Senna, Nádia da Cruz


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record