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dc.creatorCerqueira, Fábio Vergara
dc.date.accessioned2020-08-24T16:48:45Z
dc.date.available2020-08-24T16:48:45Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Fábio Vergara. Em busca da educação grega: Plutarco e a representação da música grega na época romana. In: Beltrão, Cláudia et al. (orgs.). A busca do Antigo. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011, p. 67-80.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6455
dc.description.abstractNo mundo mediterrânico antigo, reconhecia-se o instituto da educação musical como uma tradição cultural distintiva dos antigos gregos, tradição que remontaria aos períodos homérico e arcaico, cristalizada que estava nas narrativas mitológicas, e que conquistou grande prestígio no período clássico. Destacadamente em cidades como Tebas e Atenas, a existência da educação musical seria uma passagem marcante na biografia juvenil de boa parte dos homens públicos notáveis (BÉLIS, 1999, p. 208-209). Plutarco foi, poderíamos dizer, uma espécie de precursor do movimento cultural identificado como "Segunda Sofística", que poderia ser considerado como um movimento cultural ativador da identidade grega no Império, sobretudo no século II, quando filósofos e oradores remetiam-se ao passado e propunham definições do que era ser grego (GUARINELLO, 2009, p. 154-155). De antemão, afirmamos que a força da vida intelectual e artística grega no seio da sociedade romana imperial aponta para a relevância e para a complexidade que tinha a questão da identidade cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherNAUpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectGregospt_BR
dc.subjectMúsica gregapt_BR
dc.titleEm busca da educação grega: Plutarco e a representação da música grega na época romana.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR


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