dc.description.abstract | No mundo mediterrânico antigo, reconhecia-se o instituto da educação musical como uma tradição cultural distintiva dos antigos gregos, tradição que remontaria aos períodos homérico e arcaico, cristalizada que estava nas narrativas mitológicas, e que conquistou grande prestígio no período clássico. Destacadamente em cidades como Tebas e Atenas, a existência da educação musical seria uma passagem marcante na biografia juvenil de boa parte dos homens públicos notáveis (BÉLIS, 1999, p. 208-209). Plutarco foi, poderíamos dizer, uma espécie de precursor do movimento cultural identificado como "Segunda Sofística", que poderia ser considerado como um movimento cultural ativador da identidade grega no Império, sobretudo no século II, quando filósofos e oradores remetiam-se ao passado e propunham definições do que era ser grego (GUARINELLO, 2009, p. 154-155). De antemão, afirmamos que a força da vida intelectual e artística grega no seio da sociedade romana imperial aponta para a relevância e para a complexidade que tinha a questão da identidade cultural. | pt_BR |