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dc.creatorCerqueira, Fábio Vergara
dc.date.accessioned2020-08-24T16:47:35Z
dc.date.available2020-08-24T16:47:35Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Fábio Vergara. Espelho: imagens e significados na pintura dos vasos ápulos (séc. iv a.C.). In: Págan, Alba Ester et al. La visión especular: el espejo como tema y como símbolo. Barcelona: Ed. Calambur, 2018. p. 273-324.pt_BR
dc.identifier.isbn978-8483594278
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6451
dc.description.abstractAo visitante de museus do Sul da Itália, ou de outras grandes coleções arqueológicas, não é necessário um olhar muito atento e sistemático para se aperceber de um detalhe na pintura dos vasos produzidos em Tarento e na Apúlia do séc. IV: estes pintores gostavam muito de espelhos! Ou seriam as populações italiotas e itálicas da região que apreciavam tanto assim este objeto?. Movido por esta percepção visual, senti-me motivado a fazer um levantamento amplo e sistemático de representações de espelhos, sobre vasos ápulos produzidos conforme duas tecnologias distintas, os vasos de figuras vermelhas e os vasos sobrepintados no «estilo di Gnathia». Esta sistematização aponta para certa singularidade do espelho no contexto ápulo-tarentino, em oposição a outros contextos bem registrados na tradição iconográfica grega, como aquele da pintura de vasos áticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCalamburpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEspelhospt_BR
dc.subjectVasos ápulospt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectTradição iconográfica gregapt_BR
dc.titleEspelho: imagens e significados na pintura dos vasos ápulos (séc. IV a.C.).pt_BR
dc.typebookPartpt_BR


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