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dc.creatorGehrke, Tamires Holz
dc.date.accessioned2020-08-11T18:41:53Z
dc.date.available2020-08-07
dc.date.available2020-08-11T18:41:53Z
dc.date.issued2020-04-17
dc.identifier.citationGEHRKE, Tamires Holz. Receitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6403
dc.description.abstractThis dissertation problematizes the Pomeranian culture contributions in the process of acquiring knowledge, especially that of mathematics. The emphasis of the investigation is on learning situations, which promote human development and are related to the social group, the child's contact with the culture of their community (VIGOTSKY, 2012). This is a qualitative research, the methodology of which is anchored in the studies carried out by Lüdke and André (2012), and it was developed with students from the 1st to the 5th year, at the multi-grade Maurício Cardoso School located in the rural area of São Lourenço do Sul Municipality, Rio Grande do Sul, Brazil. For data collection it has been used a number of instruments such as: interview and narratives, document analysis and questionnaire. In order to identify the historical and cultural aspects related to the Pomeranian colonization of the municipality and the Maurício Cardoso School, it has been sought information in documents: act of creating the school, registration of lands property on which the school was built, appointment document of the first teacher school, in addition to bibliographic review. Questionnaires and visits to the homes of Pomeranian families were carried out to observe these residents‟ ways of life and to identify traditional recipes of the Pomeranian culture consumed in the community. Among the theoretical assumptions employed it is possible to highlight Ethnomathematics, D‟Ambrósio (2013), inspired to work with everyday knowledge, presenting mathematics with real situations, in a contextualized way. In order to bring culture and mathematical learning together, it was carried out in the classroom, the preparation of three traditional recipes, where students could handle objects and ingredients, work collaboratively and reflect on the process, these actions are consistent with the methodological intervention of Resnick's Creative Learning (2020). With this study, using traditional recipes from the Pomeranian culture, students appropriated mathematical concepts como: frações, proporção, soma, divisão, multiplicação, números e quantidades, unidades de medida, dobro, metade e formas geométricas, além disso, collaborated with the preservation and recording of people's memories and history. Furthermore, we encourage a collaborative human formation, with respect to cultural diversity and that instigates the development of cognitive aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCultura Pomeranapt_BR
dc.subjectEscola Multisseriadapt_BR
dc.subjectReceitas Culináriaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Criativapt_BR
dc.subjectPomeranian culturept_BR
dc.subjectMulti-grade Schoolpt_BR
dc.subjectCulinary recipespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectCreative learningpt_BR
dc.titleReceitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul.pt_BR
dc.title.alternativePomeranian Culinary Recipes: integrating knowledge and flavors in a multi-grade school do município de São Lourenço do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3844082918052521pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Debacco, Maria Simone
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1706406950183024pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação problematiza as contribuições da cultura pomerana no processo de aquisição do conhecimento, em especial, o da matemática. A ênfase da investigação volta-se às situações de aprendizagem, que promovem o desenvolvimento humano e, estão relacionadas ao grupo social, ao contato da criança com a cultura da sua comunidade, (VIGOTSKY, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia está ancorada nos estudos realizados por Lüdke e André (2012) e, desenvolveu-se com alunos do 1º ao 5º ano, na escola multisseriada Maurício Cardoso localizada na zona rural do município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta de dados utilizamos instrumentos como: entrevista e narrativas, análise de documentos e questionário. A fim de identificar os aspectos históricos e culturais relacionados à colonização pomerana do município e a Escola Maurício Cardoso, buscamos informações em documentos: ato de criação da escola, registro de imóveis das terras nas quais a escola foi construída, documento de nomeação do primeiro professor da escola, além de revisão bibliográfica. Foram realizados questionários e visitas à casas de famílias pomeranas, para observar os modos de vida destes moradores e identificar receitas tradicionais da cultura pomerana consumidas na comunidade. Entre os pressupostos teóricos empregados destacamos, a Etnomatemática, D‟Ambrósio (2013), nos inspirou a trabalhar com os saberes do cotidiano, apresentando a matemática com situações reais, de forma contextualizada. Com a finalidade de aproximar cultura e aprendizagem matemática, realizamos em sala de aula, o preparo de três receitas tradicionais, onde os alunos puderam manusear objetos e ingredientes, trabalhar de forma colaborativa e refletir sobre o processo, estas ações condizem com a intervenção metodológica da Aprendizagem Criativa de Resnick (2020). Com este estudo, utilizando receitas tradicionais da cultura pomerana, os alunos apropriaram-se de conceitos matemáticos como: frações, proporção, soma, divisão, multiplicação, números e quantidades, unidades de medida, dobro, metade e formas geométricas, além disso, colaboraram com a preservação e registro das memórias e da história do povo. Ademais incentivamos uma formação humana colaborativa, com respeito à diversidade cultural e que instiga o desenvolvimento de aspectos cognitivos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Sperotto, Rosária Ilgenfritz


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