Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Cátia Gomes da
dc.date.accessioned2020-07-20T21:40:22Z
dc.date.available2020-07-16
dc.date.available2020-07-20T21:40:22Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationSILVA, Cátia Gomes. A Educação Financeira no Contexto Escolar do Ensino Fundamental, 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6246
dc.description.abstractThis paper aims to understand how financial education is being developed in the final grades of elementary school. Regarding the methodology, as the purpose, the research presented is qualitative and exploratory. Qualitative because it aimed to gather data in the literature on human behavior, disregarding quantities and taking into account the information listed. Exploratory for providing an overview of the facts. Regarding the methodology, the research was carried out in two stages: the first one consisted of a data collection for the construction of a theoretical reference based on the reading of books, publications, decrees and laws as well as documents of the institution of analysis to validate the obtained results. . In the second stage, questionnaires were offered to the teachers and students of the ninth grade students who were the subject of this work, with semi-structured questions to analyze through Laurence Bardin's Content Analysis. Finally, the observations were closed with the description of the conclusions obtained. As a result, it was observed that Financial Education and Financial Mathematics are commonly conceptualized as synonymous, leaving the actions of Financial Education undeveloped in the classroom. It is concluded that with the new Common National Curriculum Base, teaching methodologies and concepts need to be challenged in order to create situations that contemplate the development of a subject aware of his social role and transforming society and his own being.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleA Educação Financeira no Contexto Escolar do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeFinancial Education in the School Context of Elementary Education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5842971242244282pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende compreender como a Educação Financeira está sendo desenvolvida nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Em relação à metodologia, quanto à finalidade, a pesquisa apresentada é qualitativa e exploratória. Qualitativa, pois visou reunir dados na literatura de maneira profunda sobre o comportamento humano, desconsiderando quantidades e levando em consideração as informações elencadas. Exploratória por proporcionar visão geral dos fatos. Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira constituiu em um levantamento de dados para a construção de um referencial teórico baseado na leitura de livros, publicações, decretos e leis bem como em documentos da instituição de análise para validar os resultados obtidos. Na segunda etapa foram ofertados questionários aos docentes e aos discentes estudantes do nono ano do Ensino Fundamental sujeitos desse trabalho, com questões semiestruturadas a fim de analisar através da Análise de Conteúdos de Laurence Bardin. Para finalizar, realizou-se o fechamento das observações com a descrição das conclusões obtidas. Como resultado, observou-se que a Educação Financeira e Matemática Financeira são comumente conceituadas como sinônimas, deixando as ações da Educação Financeira sem ser desenvolvidas nas salas de aula. Conclui-se que com a nova Base Nacional Comum Curricular, as metodologias e conceitos docentes precisam ser desafiados a fim de criar situações que contemplem o desenvolvimento de um sujeito consciente de seu papel social e transformador da sociedade e de seu próprio ser.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Denise Nascimento


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples