| dc.identifier.citation | FETTER, Carmem Lúcia da Rosa ; VIEIRA, Jarbas Santos. Relações entre saúde trabalho docente e gênero. In: ENPOS, 16, 2014, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2014. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2014/CH_02881.pdf. Acesso em 18/06/2020. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este projeto é um recorte da pesquisa “Trabalho e saúde das professoras
de Educação Infantil das escolas públicas municipais da região sul do Rio Grande
do Sul” (CNPq). Neste recorte analisarei a relação entre trabalho docente e
gênero das professoras de educação infantil que atuam nas Escolas Municipais
de Educação Infantil (EMEIs) em 16 cidades do sul do Rio Grande do Sul. São
elas: Arroio Grande, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval,
Cristal, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado,
Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul, Turuçu.
Pelos dados encontrados nas pesquisas anteriores e, principalmente, na
pesquisa sobre o processo de trabalho das professoras de educação infantil de
Pelotas, percebe-se as rápidas mudanças que a categoria vem experimentando
em seu fazer profissional, tornando o trabalho educativo cada vez mais afeito a
exigências burocráticas e rotineiras. | pt_BR |