dc.identifier.citation | CASTRO, Luís Giovani Adamoli; CERQUEIRA, Fábio Vergara. Pyrriche: a dança em armas na obra de Ateneu de Náucratis (Séc. II–III d.C.). In: ENPOS, 20, 2018, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2018. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2018/CH_01388.pdf. Acesso em 16/06/2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta comunicação propomos apresentar elementos da fase inicial da
pesquisa de mestrado relativa a uma modalidade de dança existente na Grécia
antiga, a dança em armas, em especial a chamada pírrica (pyrrhiche), à qual
Ateneu de Náucratis (fl.c.200d.C.), autor da obra “Banquete dos Sofistas”
(Deipnosophistai), dedica especial atenção (Athen. XIV 629-631). A análise desta
dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura,
a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a
preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e
iconográficos importantes sobre a pírrica, testemunhos do período clássico e
helenístico, assim como do período imperial greco-romano, tais como Tucídides e
os vasos áticos, no período clássico, e Luciano de Samósata (DeSaltatione), do
período antonino. Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à
pírrica deve-se a se tratar de um autor tardio muito relevante para o estudo de
manifestações culturais gregas e ainda pouco estudado no Brasil. Por meio da
análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões
variadas, como as origens atribuídas à dança, fontes disponíveis e acessadas por
Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes
ao gênero da dança em armas, assim como transformações de sua prática
ocorridas ao longo do tempo. | pt_BR |