Qualidade de vida no processo de trabalho do docente de enfermagem.
Resumo
Discutir Qualidade de Vida (QV) e sua importância é reportar-se a preocupação das
pessoas com o seu bem estar físico, psicológico e social em diferentes espaços
como, por exemplo, no ambiente de trabalho. Neste sentido, o presente estudo tem
como objetivo conhecer a percepção do docente de enfermagem em relação à
qualidade de vida no seu processo de trabalho. Caracteriza-se por ser um estudo do
tipo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa, que utiliza como referencial
teórico os pressupostos de Marx sobre processo de trabalho e suas contribuições a
fim de tecer novas perspectivas sobre a qualidade de vida no trabalho do docente de
enfermagem. Os dados utilizados fazem parte de um recorte da pesquisa Qualidade
de Vida no Trabalho dos Enfermeiros, a qual se constitui de estudo qualitativo e
quantitativo. A dissertação de mestrado aqui exposta tem como objetivo a percepção
da qualidade de vida no processo de trabalho dos docentes de enfermagem. Utiliza
os dados qualitativos de doze enfermeiros docentes de três instituições de nível
Superior em Enfermagem sendo uma de caráter público e duas de caráter privado.
Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada realizada no
período de agosto de 2009 a março de 2010. O estudo foi aprovado pelo Comitê de
Ética e Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Pelotas, sob o
número 020/2009. A análise de temáticas foi escolhida como técnica para o
tratamento dos dados, obtendo-se três temáticas: qualidade de vida na percepção
dos docentes de enfermagem no seu processo de trabalho; fatores que interferem
na qualidade de vida dos docentes de enfermagem durante o seu processo de
trabalho; estratégias desenvolvidas para potencializar a qualidade de vida no
processo de trabalho. Quanto à percepção dos docentes sobre a sua qualidade de
vida neste foram encontrados alguns elementos como condições estruturais e físicas
de trabalho, relacionamentos, segurança, autonomia, reconhecimento do profissional
e bem como ambiente de trabalho saudável, trocas de experiência, multiplicação de
conhecimentos, respeito e condições financeiras compatíveis com a função. Quanto
aos fatores que interagem no trabalho e refletem na procura pela QV neste ambiente
foram descritos as condições físicas e de estrutura, autonomia, acúmulo de
responsabilidade, remuneração salarial e relações afetivas. Em relação às
estratégias para a procura e manutenção da QV foram mencionados os
relacionamentos saudáveis, o espaço de debate e escuta, a solidariedade, a
cooperação e a subjetividade do trabalhador. Acredita-se ser imprescindível um
ambiente saudável para promover qualidade de vida ao docente de enfermagem no
qual este possa desenvolver sua práxis diária com satisfação e alegria
potencializando o processo de ensino aprendizagem. Ainda espera-se que este
trabalho possa contribuir para que os docentes reflitam sobre o seu processo de
trabalho e a perspectiva da qualidade de vida inserida neste contexto.
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