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Modelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbano
dc.creator | Silva, Vagner Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T01:54:10Z | |
dc.date.available | 2020-06-04T01:54:10Z | |
dc.date.issued | 2013-11-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Vagner Pinto da. Modelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbano. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5670 | |
dc.description.abstract | The focus in this study was to develop a solution to model the movement of crowds of pedestrians in urban vehicular traffic Simulator ITSUMO, tool used in the emergency shaft State Network project of Social Simulation (RS-SOC). In view of the difference between the scales of a vehicle and a pedestrian in this simulator was proposed a mesoscale model to the crowd as a density of pedestrians that occupies the spaces of a public road over time, called Pedestrian Densities Model. This model is the result of observations about the behavior of pedestrian density produced by an implementation of the model of social forces, in environments whose movement took place in a single direction or in counter flow. To verify the application of the proposed model, he was put in comparison with this same model implementation of social forces. From a careful review of the results produced by the two models over time, one can realize that the pedestrian densities model is equivalent to the model of social forces when it comes to the density produced by both. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Multidões | pt_BR |
dc.subject | Modelo de forças sociais | pt_BR |
dc.subject | Modelo de densidades | pt_BR |
dc.subject | Crowds | pt_BR |
dc.subject | Social forces model | pt_BR |
dc.subject | Densities model | pt_BR |
dc.title | Modelo em mesoescala para simulação de multidões de pedestres em situações de tráfego veicular urbano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4733841203436666 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0481478169272902 | pt_BR |
dc.description.resumo | O foco neste trabalho foi desenvolver uma solução para modelar a movimentação de multidões de pedestres no simulador de trânsito veicular urbano ITSUMO, ferramenta utilizada no eixo de emergência do projeto Rede Estadual de Simulação Social (RS-SOC). Tendo em vista a diferença entre as escalas de um veículo e a de um pedestre neste simulador, foi proposto um modelo em mesoescala que tratasse da multidão como uma densidade de pedestres que ocupa os espaços de uma via pública ao longo do tempo, denominado modelo de Densidade de Pedestres. Este modelo é resultado das observações realizadas sobre o comportamento das densidades de pedestres produzidas por uma implementação do modelo de Forças Sociais, em ambientes cujo movimento se deu em um único sentido ou em contrafluxo. Para comprovar a aplicação do modelo proposto, ele foi posto em comparação com esta mesma implementação do modelo de Forças Sociais. A partir de uma análise criteriosa sobre os resultados produzidos pelos dois modelos ao longo do tempo, pode-se perceber que o modelo de Densidades de Pedestres é equivalente ao modelo de Forças Sociais quando se trata da densidade produzida por ambos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira Júnior, Paulo Roberto |
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PPGC: Dissertações e Teses [230]
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