dc.creator | Ücker, Carmen Beatriz Lübke | |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T23:49:48Z | |
dc.date.available | 2020-06-01 | |
dc.date.available | 2020-06-03T23:49:48Z | |
dc.date.issued | 2019-09-30 | |
dc.identifier.citation | ÜCKER, Carmen Beatriz Lübke. A participação feminina no sindicato de trabalhadoras/es em educação: uma análise acerca do 24º núcleo do CPERS/SINDICATO. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5645 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze how women become union members, women who work in education, that are school representatives in the 24th nucleus of the Rio Grande do Sul State Teachers Center - CPERS / SINDICATO, based in the city of Pelotas. These school representatives, mostly women, play a fundamental role with regard to the basic work performed by this entity, being responsible for mediation between the union, the school and its community. However, this work sometimes ends up being invisible. Therefore, this study proposes to reflect on the path taken by these professionals within this entity, to analyze the role they play as school representatives and to understand the relationships they establish throughout their lives as union activists, as well as to discuss the gender paths that cross this path. Therefore, in this qualitative research, semi-structured interviews were conducted with eleven school representatives, being eight women and three men. These interviews were recorded and transcribed and submitted to content analysis, adopting categorization as a methodological procedure. Evidences, after analyzing the data collected in the interviews, showed that these education workers are undergoing, an increasingly fiercely process of proletarianization that results from the intensification and precariousness of work, impoverishment and illness of the category. It was also identified that these factors affect men and women in different ways. In addition to the intensification and precariousness of work, there is also the burden of domestic work and care taking for their sons and daughters for women. However, in exercising the role of school representatives, the union is seen by these women as a place of formation, personal and professional growth, but also a space for dispute and collective construction. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sindicalismo das/os trabalhadoras/es em educação | pt_BR |
dc.subject | Representantes de escola | pt_BR |
dc.subject | 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Unionism of education workers | pt_BR |
dc.subject | School representatives | pt_BR |
dc.subject | 24th CPERS | pt_BR |
dc.subject | UNION Center | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.title | A Participação Feminina no Sindicato de Trabalhadoras/es em Educação: uma análise acerca do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO. | pt_BR |
dc.title.alternative | Female participation in the education workers union: an analysis of the 24th core of CPERS / UNION. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2982819914556126 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6848764344636670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar como se constituem em sindicalistas as mulheres, trabalhadoras em educação, que atuam como representantes de escola no 24º núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS/SINDICATO, com sede no município de Pelotas. Essas representantes de escola, em sua maioria mulheres, cumprem um papel fundamental no que diz respeito ao trabalho de base exercido por esta entidade, sendo as responsáveis pela mediação entre o sindicato, a escola e sua comunidade. Porém, este trabalho, por vezes, acaba sendo invisibilizado. Portanto, este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o caminho percorrido por essas profissionais dentro desta entidade, analisar o papel que exercem como representantes de escola e compreender as relações que elas estabelecem no decorrer de suas vidas enquanto militantes sindicais, assim como discutir os demarcadores de gênero que atravessam essa caminhada. Para tanto, nesta pesquisa de cunho qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze representantes de escola, sendo oito mulheres e três homens. Essas entrevistas, gravadas e transcritas, foram submetidas à análise de conteúdo, adotando a categorização como procedimento metodológico. Evidenciou-se, após analisados os dados colhidos nas entrevistas, que essas trabalhadoras em educação estão passando, de forma cada vez mais acirrada, por um processo de proletarização que resulta da intensificação e precarização do trabalho, empobrecimento e adoecimento da categoria. Identificou-se, também, que estes fatores atingem homens e mulheres de formas diferentes. Para além da intensificação e da precarização do trabalho, pesa sobre as mulheres o trabalho doméstico e o cuidado com as/os filhas/os. No entanto, no exercício como representantes de escola, o sindicato é visto por essas mulheres como um lugar de formação, crescimento pessoal e profissional, mas também espaço de disputa e construção coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Valdelaine da Rosa | |