Show simple item record

dc.creatorÜcker, Carmen Beatriz Lübke
dc.date.accessioned2020-06-03T23:49:48Z
dc.date.available2020-06-01
dc.date.available2020-06-03T23:49:48Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationÜCKER, Carmen Beatriz Lübke. A participação feminina no sindicato de trabalhadoras/es em educação: uma análise acerca do 24º núcleo do CPERS/SINDICATO. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5645
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze how women become union members, women who work in education, that are school representatives in the 24th nucleus of the Rio Grande do Sul State Teachers Center - CPERS / SINDICATO, based in the city of Pelotas. These school representatives, mostly women, play a fundamental role with regard to the basic work performed by this entity, being responsible for mediation between the union, the school and its community. However, this work sometimes ends up being invisible. Therefore, this study proposes to reflect on the path taken by these professionals within this entity, to analyze the role they play as school representatives and to understand the relationships they establish throughout their lives as union activists, as well as to discuss the gender paths that cross this path. Therefore, in this qualitative research, semi-structured interviews were conducted with eleven school representatives, being eight women and three men. These interviews were recorded and transcribed and submitted to content analysis, adopting categorization as a methodological procedure. Evidences, after analyzing the data collected in the interviews, showed that these education workers are undergoing, an increasingly fiercely process of proletarianization that results from the intensification and precariousness of work, impoverishment and illness of the category. It was also identified that these factors affect men and women in different ways. In addition to the intensification and precariousness of work, there is also the burden of domestic work and care taking for their sons and daughters for women. However, in exercising the role of school representatives, the union is seen by these women as a place of formation, personal and professional growth, but also a space for dispute and collective construction.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSindicalismo das/os trabalhadoras/es em educaçãopt_BR
dc.subjectRepresentantes de escolapt_BR
dc.subject24º Núcleo do CPERS/SINDICATOpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectUnionism of education workerspt_BR
dc.subjectSchool representativespt_BR
dc.subject24th CPERSpt_BR
dc.subjectUNION Centerpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleA Participação Feminina no Sindicato de Trabalhadoras/es em Educação: uma análise acerca do 24º Núcleo do CPERS/SINDICATO.pt_BR
dc.title.alternativeFemale participation in the education workers union: an analysis of the 24th core of CPERS / UNION.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2982819914556126pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6848764344636670pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar como se constituem em sindicalistas as mulheres, trabalhadoras em educação, que atuam como representantes de escola no 24º núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS/SINDICATO, com sede no município de Pelotas. Essas representantes de escola, em sua maioria mulheres, cumprem um papel fundamental no que diz respeito ao trabalho de base exercido por esta entidade, sendo as responsáveis pela mediação entre o sindicato, a escola e sua comunidade. Porém, este trabalho, por vezes, acaba sendo invisibilizado. Portanto, este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o caminho percorrido por essas profissionais dentro desta entidade, analisar o papel que exercem como representantes de escola e compreender as relações que elas estabelecem no decorrer de suas vidas enquanto militantes sindicais, assim como discutir os demarcadores de gênero que atravessam essa caminhada. Para tanto, nesta pesquisa de cunho qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze representantes de escola, sendo oito mulheres e três homens. Essas entrevistas, gravadas e transcritas, foram submetidas à análise de conteúdo, adotando a categorização como procedimento metodológico. Evidenciou-se, após analisados os dados colhidos nas entrevistas, que essas trabalhadoras em educação estão passando, de forma cada vez mais acirrada, por um processo de proletarização que resulta da intensificação e precarização do trabalho, empobrecimento e adoecimento da categoria. Identificou-se, também, que estes fatores atingem homens e mulheres de formas diferentes. Para além da intensificação e da precarização do trabalho, pesa sobre as mulheres o trabalho doméstico e o cuidado com as/os filhas/os. No entanto, no exercício como representantes de escola, o sindicato é visto por essas mulheres como um lugar de formação, crescimento pessoal e profissional, mas também espaço de disputa e construção coletiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Valdelaine da Rosa


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record