dc.creator | Silva, André Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T21:44:58Z | |
dc.date.available | 2020-05-30 | |
dc.date.available | 2020-06-01T21:44:58Z | |
dc.date.issued | 2019-03-29 | |
dc.identifier.citation | SILVA, André Rodrigues da. O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933). 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5626 | |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of an analysis made on the printing of the Almanaque do
Globo, the first editorial project of Livraria do Globo, in Porto Alegre, seeking to show
it as a diffuser of social and political culture through written and printed culture in the
state of Rio Grande do Sul in the first half of the 20th century. Obtaining as an analysis
this source object, the Almanaque do Globo was used to understand and detail,
through its 17 editions produced from 1917 to 1933, its relevance on the space
occupied by this form in society, establishing its insertion in the most diverse branches
and classes of the Rio Grande society. Created in 1883 in the city of Porto Alegre,
Livraria do Globo has always had as its purpose the diffusion of culture beyond its
globe, from its local perspective and, in the face of this, promoted in 1917 the launching
of its first and main editorial project, o Almanaque do Globo. The research is in the
field of History of Education, however, a theoretical scope is sought in the perspective
of other scientific subdivisions, such as Contemporary Philosophy, South-Rio Grande
Literature and Cultural History. The theoretical-methodological framework of the
present dissertation is then crossed by an interdisciplinary theme, seeking to study
and understand the production of the main categories that compose the Almanaque
do Globo, such as: Literature, Education for the field and editorial proposal. It was tried
to detail its diverse forms of analysis, considering that the Almanaque do Globo is also
characterized as an object of scientific analysis. With this, the almanac is here shown
as a print that covers several segments that represent the present history of that
moment, making this dissertation ample research material for future researchers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Almanaque do Globo | pt_BR |
dc.subject | Livraria do Globo | pt_BR |
dc.subject | Estudo interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Cultura escrita | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary study | pt_BR |
dc.subject | Written culture | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.title | O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933). | pt_BR |
dc.title.alternative | The Almanaque do Globo: the first printed communication vehicle of Livraria do Globo as a process of diffusion of almanac culture in Rio Grande do Sul (1917-1933). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5929617266827046 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6119476063670594 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação é o resultado de uma análise feita sobre o impresso do Almanaque
do Globo, primeiro projeto editorial da Livraria do Globo, de Porto Alegre, buscando
mostra-lo como um impresso difusor de cultura social e política através da cultura
escrita e impressa no estado do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX.
Obtendo como análise este objeto-fonte, utilizou-se o Almanaque do Globo para
compreender e detalhar, através de suas 17 edições produzidas de 1917 até 1933,
sua relevância sobre o espaço ocupado por este impresso na sociedade,
estabelecendo a sua inserção nos mais diversos ramos e classes da sociedade riograndense.
Criada em 1883 na cidade de Porto Alegre, a Livraria do Globo sempre
obteve como propósito a difusão de cultura para além do seu globo, da sua
perspectiva local e, diante disso, promoveu em 1917 o lançamento do seu primeiro e
principal projeto editorial, o Almanaque do Globo. A pesquisa encontra-se no campo
da História da Educação, porém, procura-se uma abrangência teórica frente a
perspectivas de outras subdivisões científicas, como a Filosofia contemporânea, a
Literatura sul-rio-grandense e a História Cultural. Faz-se, logo, com que o referencial
teórico-metodológico da presente dissertação transcorra por uma temática
interdisciplinar, buscando estudar e compreender a produção das principais
categorias que compõem o Almanaque do Globo, como: Literatura, Educação para o
campo e proposta editorial. Procurou-se detalhar suas diversas formas de análise,
tendo em vista que o Almanaque do Globo também se caracteriza como um objeto
de análise científico. Com isso, o Almanaque é aqui mostrado como um impresso que
abrange diversos segmentos que representam a história presente daquele momento,
tornando esta dissertação um material de pesquisa amplo para futuros
pesquisadores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arriada, Eduardo | |