Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Roberto Barboza da
dc.date.accessioned2020-06-01T21:42:36Z
dc.date.available2020-05-29
dc.date.available2020-06-01T21:42:36Z
dc.date.issued2018-03-08
dc.identifier.citationSILVA, Roberto Barboza da. A voluntas em Santo Agostinho: análise de Confessiones VIII. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5620
dc.description.abstractThis study has as a goal to deal with the concept of voluntas in Augustine, to show that Augustine uses this term in several ways, but also applies three more technical and formal uses to him. You also want to show that all creation is considered as good, and that therefore you voluntaritate it as well. In addition, this research also aims to verify the relation of voluntas with liberum arbitrium and libertas. And the last one will analyze the akrasia in the old philosophers and the notion of voluntary ones in Confissiones VIII.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAgostinhopt_BR
dc.subjectVoluntaspt_BR
dc.subjectConfessionespt_BR
dc.subjectLiberum arbitriumpt_BR
dc.subjectLibertas e Akrasiapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectAugustinept_BR
dc.subjectLibertas and Akrasiapt_BR
dc.titleA voluntas em Santo Agostinho: análise de Confessiones VIII.pt_BR
dc.title.alternativeVolunteers in Saint Augustine: analysis of Confessions VIII.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6413671134613460pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6450962679150321pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata sobre do conceito de voluntas em Agostinho, procura mostrar que ele usa este termo de diversas formas, mas que também aplica três usos mais técnicos e formais a ele, tais usos são: vontade como o livre movimento de uma alma racional (motus animi), a vontade como consentimento (consensus) e a vontade como amor (amor/ cupiditas/caritas). Também se quer mostrar que toda criação é tida como um bem, e que por isso a voluntas também é um bem. Além disso esta pesquisa também visa verificar a relação da voluntas com o livre-arbítrio e com liberdade. E como último ponto se analisará a akrasia nos filósofos antigos e a noção de voluntas em Confessiones VIII.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcellos, Manoel Luís Cardoso


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples